Translate

quarta-feira, novembro 17, 2010

OPINÃO DE QUEM CONHECE EDUCAÇÃO

CORTINA DE BURRICE

Por Claudio de Moura e Castro



A Revolução Russa propôs-se a criar o "paraíso socialista", cujo cardápio foi parido por intelectuais europeus. Na teoria, todos tinham direito a habitação, emprego, comida, escola e ópera. Mas a dieta era parca e o povão queria consumir mais. Daí a necessidade do que Churchill chamou de Cortina de Ferro, para não deixar que os russos bisbilhotassem o que consumia o mundo capitalista decadente. Para os xeretas, punições ferozes. Mas os seus líderes cometeram um erro, criaram também um estupendo sistema educativo para todos. Foi uma besteira, pois não houve maneiras de impedir um povo educado de ver o que acontecia do lado de fora. O resultado foi a estrepitosa queda do Muro de Berlim.

Os governantes brasileiros fizeram muito melhor. Abriram tudo, viaja-se à vontade. Mas não cometeram o erro dos russos. A garantia de isolamento do país está em uma educação de péssima qualidade e a conta-gotas. Assim nasceu uma Cortina de Burrice, muito mais eficaz, pois somos um país isolado do resto do mundo. Os que se aventuram ao exterior vão à Disneylândia, um mero parque de diversões, ou a Miami, uma sucursal do Brasil.

A garantia de nosso isolamento do resto do mundo está na educação de péssima qualidade. Há pouco, em uma universidade de elite, pedi que levantassem as mãos os que confortavelmente liam inglês. Não vi nem um quinto das mãos do auditório. Eis a Cortina de Burrice em ação! Na Europa, a mesma pergunta levantaria todas as mãos. Os europeus passaram do bilingüismo para o trilinguismo, Na Islândia, são quatro idiomas. E o nosso controlador de vôo que não sabia inglês!

Nossas universidades estão fora das listas das melhores, resultado da Cortina de Bilinguitice, pois perdem pontos nos quesitos de internacionalização. Nas europeias, muitos cursos são oferecidos em inglês. Conheci um sueco que fez seu doutorado em Estocolmo, há quatro décadas. Quando entregou o primeiro trabalho, no seu idioma, foi interpelado pelo professor: "O senhor não terá futuro acadêmico, se continuar a escrever nesta língua!". Visitei a fábrica Seiko (japonesa) na China. A língua oficial era o inglês. O mesmo em Toulouse, na fábrica do Airbus.

O resultado do nosso isolamento é uma indústria provinciana que não toma conhecimento dos avanços alhures. Há esforços heróicos, como uma construtora brasileira que comprou uma empresa no Canadá, para mandar estagiar seus engenheiros. Assim veriam como se constrói lá. Mas é a exceção.

Ao lermos as descrições feitas por viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil, constatamos o primitivismo da nossa sociedade. Se a corte permanecia tosca, o interiorzão estava ainda mais distante do progresso social acumulado pela Europa, em 2000 anos. Progredimos muito desde então. Mas as cicatrizes do atraso estão por todos os lados. Limitemo-nos a olhar os valores que a civilização ocidental amadureceu, em meio a guerras, perseguições e sangue. O que pode aprender um jovem que vai ao Primeiro Mundo, a fim de conviver com o povo, não com o guia nem com o motorista do ônibus do pacote turístico? Vejamos:

O valor do futuro, de pensar no amanhã, ao invés do hoje (a essência da sustentabilidade do meio ambiente).

O sentido de economia, de não esbanjar, de não se exibir, à custa do magro orçamento.

O hábito automático de cumprir o prometido (um amigo tenista, no Rio, não encontrou os parceiros combinados para o dia seguinte. Em Washington, estavam lá para o compromisso combinado três semanas antes).

Trabalho manual não é humilhante. Usar as mãos educa.

Cumprir a lei, branda ou dura. Uma vez aprovada, é para valer.

Respeito pelo próximo, no trânsito, no silêncio e em tudo o mais.

Segurança pessoal (deixar o carro em um ermo e encontrá-lo ileso, no dia seguinte) .

Quem vigia tudo é a sociedade, mais do que a polícia.

Profissionalismo. Há uma maneira melhor de fazer as coisas. O profissional a conhece e a aplica.

Desdenhamos tal herança e macaqueamos hábitos cretinos e modas tolas. Agora temos "delivery" de pizza e "sales" com preços imperdíveis.

Importamos o crack, as tatuagens, o Big Brother e, de repente, saímos todos com uma garrafa de água mineral na mão, para socorrer uma súbita e fatal crise de sede, no quarteirão seguinte. Pelo menos as senhoras elegantes do Rio já não usam mais casacos de pele nas recepções.

· Fonte: VEJA - 13/11/2010

sábado, novembro 13, 2010

HOMENAGEM AO PADRE PAULO LEPRE - 13/11/2010

UM MORTO QUE VIVE.

Padre Antonio Vieira disse que os vivos são pó levantado, os mortos pó caído, que não anda, que jaz. Faz tempo que leio Vieira, mal comparando “ouvi-o” muitas vezes através de frases ou parágrafos de sermões pronunciados pelos padres José Busato e Paulo Lepre .
Busato dizia coisas fortes com grande similaridade a construções de Antonio Vieira, como: “Para anunciar a palavra de Deus pego carona até na calda do demônio”. Dizia, quem sabe, inspirado em Vieira que disse: “Para falar ao vento bastam palavras. Para falar ao coração, é preciso obras”.
Padre José Busato foi, para mim, ótimo pastor e bom amigo por longos anos da minha vida. Foi-se do Brasil, vive agora na Itália.
Padre Paulo Lepre também foi ótimo pastor e amigo com quem sempre pude contar. Depois da partida de Busato me apeguei a ele fortemente.
Em diferentes circunstancias estivemos muito próximos. Encontrei-o, certa vez, absolutamente pobre entre os pobres que sua igreja e seu sacerdócio “enxergavam”. Dias depois conversamos sobre opções e maneiras mais permanentes de arranjarmos um pouco mais de dinheiro para a continuidade do seu projeto. Calmo e sábio como sempre, me disse: conhece alguma fala do Pe. Veira sobre homens de dinheiro? Sim, respondi sabendo que ele também sabia de algo que, aliás, não parece de Veira ou é somente dele: “Neste mundo conturbado (1654/Cidade do Maranhão-13/06) quem tem dinheiro, por mais inepto que seja, tem talento e préstimos para tudo; quem não tem dinheiro, por mais talento que tenha, não presta para nada”.
Concluiu, então, Pe. Paulo Lepre: tudo custa dinheiro, a maneira de consegui-lo tem que valer mais que ele.
Um dia me associei à luta de Pe. Paulo para “terminar” a catedral de São José, noutros para vê-lo feliz e realizado com seus círios de São José e Senhora de Nazaré., noutro tomei-o nos braços de sobre o altar diretamente para o hospital São Camilo & SãoLuiz. Falava sempre com ele ao telefone e quase nunca deixei de ouvi-lo rezar a Missa dominical matutina. Mas é mais, muito mais o que me lembra o Padre Paulo: saudade.
De repente, numa semana em meio à Missa celebrada por D. Pedro Conti dão-me noticia do seu enfarto, na seguinte, de sua morte. Lepre, para mim, foi um livro de uso diário. Para Antonio Vieira livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.

Notas: ¹-O Aeroporto Internacional de Macapá já era ruim, mas o Banco do Brasil se encarregou de piorá-lo ainda mais: retirou de lá seu caixa eletrônico: o viajante que se dane! ²-Excelente a idéia das academias ruderais instaladas pela Prefeitura de Macapá: vão depender do zelo da população. ³-Tomara que a Petrobras seja maior que o ambientalismo tucuju: o petróleo é nosso. Ou não temos esse direito? 4-Hoje tem OS COMETAS na sede social do TREM: não perca, mas não perca mesmo! 5-Estranhíssima a estória da peneirinha do Flamengo em Macapá, semana passada. Até agora nenhum registro no site oficial do Fla. 6-Será, certamente, um sucesso o programa televisivo “No Meio do Mundo” que Bernadete e Ricardo colocarão no ar amanhã, Tv Tucuju, 13 às 24 hs. Assista e comente. 7-Está funcionando o Instituo do Cancer Joel Magalhães (Igreja Jesus de Nazaré): conheça-o, jude-o como quiser e puder.

13 DE NOVEMBRO - DEBATE POSITIVO

13 NOV. – D. POSITIVO
EDITORIAL: CALEM A BOCA NORDESTINOS.
Por José Barbosa Junior

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra… outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…
Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!


ANIVERSARIANTES DO DIA:
-11 CELSO
-13 ROGERIO (D. CACILDA E RODOLFO)
-
-

PAHALIAH

O Anjo Pahaliah ajuda a descobrir todos os enigmas das religiões e auxilia a conversão dos povos ao cristianismo. Domina a religião, a moral, a teologia e ajuda a encontrar a vocação certa.

Influência:
"Quem nasce sob esta influência, desenvolve desde cedo uma personalidade muito forte; é um autêntico combatente, lutando sempre pelos grandes ideais. É um grande otimista, mestre na arte de discernir e gosta de viver em paz com todos. Não sabe viver só, necessitando para ser feliz, de companhia fiel. Aparenta menos idade do que realmente tem e um jeito de quem tem muito dinheiro, apesar de muitas vezes não ter quase nada. Será um intelectual, estudioso de vários temas em todas as áreas."

Profissionalmente terá tendência para seguir a carreira jornalística ou qualquer outra da área de comunicação social. Terá aptidão para trabalhos manuais ou atividades relativas a antigüidades.
Categoria: Tronos Príncipe: Tsaphkiel Protege os dias: 08/04 - 20/06 - 01/09 - 13/11 - 25/01 Número de sorte: 13 Mês de mudança: janeiro e/ou abril Carta do tarô: A morte Está presente na Terra: de 6:20 às 6:40 da manhã

Salmo: 119 (176 - VERSOS)

Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor! Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração, que não praticam iniqüidade, mas andam nos caminhos dele! Tu ordenaste os teus preceitos, para que fossem diligentemente observados. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declaro todas as ordenanças da tua boca. Regozijo-me no caminho dos teus testemunhos, tanto como em todas as riquezas. Em teus preceitos medito, e observo os teus caminhos. Os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. A minha alma apega-se ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra. Meus caminhos te descrevi, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos. Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim meditarei nas tuas maravilhas. A minha alma se consome de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. Desvia de mim o caminho da falsidade, e ensina-me benignidade a tua lei. A terra, ó Senhor, está cheia da tua benignidade; ensina-me os teus estatutos. Tens usado de bondade para com o teu servo, Senhor, segundo a tua palavra. Ensina-me bom juízo e ciência, pois creio nos teus mandamentos. Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra. Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus estatutos.
Chegue a ti o meu clamor, ó Senhor; dá-me entendimento conforme a tua palavra. Chegue à tua presença a minha súplica; livra-me segundo a tua palavra. Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus estatutos.
Celebre a minha língua a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos. Esteja pronta a tua mão para me socorrer, pois escolhi os teus preceitos. Anceio por tua salvação, ó Senhor; a tua lei é o meu prazer. Que minha alma viva, para que te louve; ajudem-me as tuas ordenanças. Desgarrei-me como ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos. AMÉM!

ABRAÇOS:
-PRESIDENTE TELM DUARTE E SUA MÃE: D. NAZARÉ
-LEONIDAS E ISABEL.
-AOS AMIGOS MORAORES DAS BAIXADAS.
-AOS COLEGAS DO TERÇO
-A TODAS AS PESSOAS DO INSTITUTO DO CANCER
-BONFIM – TADEU – PIERRE
-DIRETORES DO TREM


COMENTÁRIOS:

--PADRE PAULO LEPRE
-SHOW DOS COMETAS
-ESCOLA MARIA DE NAZARÉ –POSTE NO CHÃO
-CONEXÃO MINAS GERAIS (HORÁRIO DE VERÃO)
-DOAÇÃO DAS TELHAS
-A CARMOSINA – DO ALBERGUE DOS DOENTES
-ACADEMIAS AO AR LIVRE – PMM
-PETRÓLEO NO AMAPÁ -  MELHOR A REFINARIA X VANTAGENS COMPARATIVAS

sexta-feira, novembro 05, 2010

DIÁRIO DO AMAPÁ - 06 DE NOVEMBRO DE 2010

CENSO E REALIDADES.
cesarbernardosouza@bol.com.br

Quer saber? Eleição estimula, conecta pessoas de todas as preferências partidárias e ideológicas. Disputar o voto, brigar pelo candidato e depois conhecer o eleito, festejar com ele se for o nosso, na verdade libera sentimentos cívicos, acaba unindo as pessoas, estimulando-as a sonhar e querer um Amapá melhor.
E, tomara que seja realmente assim, pois certo ou não tão certo assim- pouco importa agora e pelos próximos quatro anos – os amapaenses elegeram soberanamente para governá-los o jovem Camilo Capiberibe, sem nenhuma experiência na administração publica e cheio de amarras familiares, ideológicas, políticas e, até, das praticas de administração que seus pais acumulam. Mas, e daí? Eis o novo governador do Estado do Amapá, além dele também a presidente Dilma do Brasil.
Logo, sejam as eleições de 2010 uma oportunidade ímpar para elevar o astral de cada amapaense, quem sabe uma alavanca para o fortalecimento cultural, crescimento econômico e, mudança das mudanças: efetivo desenvolvimento do estado.
O governador Camilo parece alerta quanto a “Amapá para os meus netos”, transparece não pensar em fazer um verão de governo e sim, esperamos, um governo que realmente induza e produza boas mudanças na vida das pessoas de agora e, também ou consequentemente para as gerações mais próximas.
Mas... há pedras no caminho, diz o Ibge. Números divulgados já permitem comparar quantitativamente contingentes populacionais de 2000 e 2010, com musiquinha e velas: “...com quem será que o Amapá vai se casar? Vai depender, vai depender...”.
Em dez anos o Amapá cresceu cerca de 36%, passou de 477.032 habitantes para 648.553. Em igual período o Brasil cresceu 9,5%. Aqui está uma grande interrogação em desfavor do Amapá.
A diferença é que o Brasil se desenvolveu em detrimento de um Amapá que teima em não mudar. Mais números? Eis alguns: O Município de Pedra Branca teve um incremento populacional da ordem de 130% em dez anos, o de Serra do Navio, ao lado e acima, cerca de 27% e o de Amapá 8%. Ou seja, Pedra Branca ganhou mais 5.95 habitantes, Serra do Navio 914 e Amapá 546. Fiquemos nisso.
Em quê e em quantos se desenvolveram esses três municípios em dez anos? Em que escala as respectivas prefeituras e o governo do estado, prefeitos e governadores influíram nessas realidades?
O governador Camilo é jovem, está prometendo mudanças, vê a vida com mais destemor e pode, por isso mesmo mudar realidades no Amapá. Contudo, não pode ser abandonado pela sociedade e menos ainda imaginar que sozinho pode fazer e acontecer. Portanto,
Primeira mudança que se impõe é na concepção de estado que até hoje gira apenas e tão somente em torno do prédio do palácio governamental.
Nota: ¹-E o dinheiro apreendido no aeroporto na véspera da eleição – veio para quê, de onde, para quem, pertence a quem, chamou a atenção da juíza por quê, o piloto foi depor n PF em troca de quê??????? Afinal, não explicam devidamente o “acontecido” por quÊ?

PROGRAMA DEBATE POSITIVO - RADIO 102.9 - 06 DE NOVEMBRO - 2010

06 NOV 2010 – D. POSITIVO
EDITORIAL:
Por que o brasileiro lê pouco? - Raphael Soeiro

Fiquemos com a resposta da maior autoridade no mundo, a UNESCO. Para o setor da ONU que cuida de educação e cultura, só há leitura onde: 1) ler é uma tradição nacional, 2) o hábito de ler vem de casa e 3) são formados novos leitores. O problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Para piorar, especialistas culpam a escola pela falta de leitores. ”Os professores costumam indicar clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos”, diz Zoara Failla, do Instituto Pró Livro. “Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio.” Muitos educadores defendem que o Brasil poderia adotar o esquema anglo-saxão, em que os clássicos são um pouco mais próximos, dos anos 50 e 60, e há menos livros, que são analisados a fundo. Mas aí teria de mudar o vestibular, e isso já é uma outra história.
– Revista Super Interessante – edição 284 – novembro 2010


ANIVERSARIANTES DO DIA:
-CAXIAS

YESALEL
O Anjo YESALEL facilita nas amizades e atua na felicidade conjugal. Auxilia na fácil compreensão de todas as situações.

Influência:
Quem nasce sob esta influência, tem memória prodigiosa, intelectualidade perfeita e grande capacidade para entender tudo de forma lógica, mesmo os assuntos místicos ou religiosos. Lutará sempre pela união da família, preservando a fidelidade. Produtor de grandes reconciliações, será famoso e reconhecido por seu trabalho. Terá idéias envolvendo trabalhos comunitários, ligados à criação de instituições em defesa da família. Será fiel na demonstração de amor a uma única pessoa. Sua grande habilidade para aceitar a vida como ela é, sem nunca reclamar de nada, fará com que esteja sempre rodeado de amigos aos quais compreende e não julga. Será um profundo conhecedor de si mesmo, um filósofo nato. Seu corpo espiritual funciona com perfeição.


Profissionalmente:
Poderá fazer sucesso como advogado especializado em assuntos matrimoniais ou como conselheiro conjugal. Terá participação ativa em empresas ligadas a associações culturais ou de lazer.
Categoria: Querubim Príncipe: Raziel Protege os dias: 01/04 - 13/06 - 25/08 - 06/11 - 18/01 Número de sorte: 6 Mês de mudança: junho Carta do tarô: Os enamorados Está presente na Terra: de 4:00 às 4:20 da manhã

Salmo: 97
O Senhor reina, regozije-se a terra; alegrem-se as numerosas ilhas. Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e eqüidade são a base do seu trono.
Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor. Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme. Os montes, como cera, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória.
Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os Deuses. Sião ouve e se alegra, e regozijam-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos, Senhor. Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado acima de todos os Deuses. O Senhor ama aos que odeiam o mal; ele preserva as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios. A luz é semeada para o justo, e a alegria para os retos de coração. Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e rendei graças ao seu santo nome.


ABRAÇOS:

-GANHADORES DO TREM/COMETAS:
Maria Celia Gomes Ferreira (3223-3495) – Leonardo Queiroz (9135-0938) – Vanilde de Oliveira Sozinho (3281-1084)
-AOS AMIGOS DO SAMBA
-CAXIAS
-AOS AMIGOS DO TERÇO
-CENTER KENEDY
-CRECHE



COMENTÁRIOS:
.CONVERSA COM O PROF. MUNHOZ
. BANCO DO BRASIL E O AEROPORTO
.PARQUE FLORESTAL E A PMM
.LIVRO DE ANTOLOGIA DE CONTOS
.EXONERAÇÃO DE 3 MIL PESSOAS
.FEIRA AGROPECUÁRIA X DALTO MARTINS
.FORTALEZA DE SÃO JOSÉ X VANDALISMO

segunda-feira, novembro 01, 2010

PUBLICADO NO DIÁRIO DO AMAPÁ - 30 OUTUBRO - 2010

SEMANA TENSA.

Em fim a semana terminou, amanha é dia da eleição, fim da “feira”., portanto um domingo atípico. Semaninha longa, a que termina.
Nas searas 14 e 40 o pau comeu de muitas formas:literalmente nos confrontos corporais entre militantes e transeuntes sem nada a ver com as paixões, na bala, pedras e tijolaços como o que se registrou no cerco ao ônibus 14 que ousou transitar em ruas dos 40, no bate boca como pareceu ser incumbência especial das telescomunicadoras de ambas as coligações e, também, na sensacional batalha dos vides-denuncias.
Impressionou, sobremaneira a mim, o tratamento dispensado ao Dep.Smith nos termos do vídeo mostrado à farta no horário eleitoral. Lacônico foi ver e ouvir o deputado “explicando” que o que se viu não se viu, não aconteceu.
Sendo assim, realmente há mudanças extremadas no arraial socialista a partir de um “novo” Capi, transformado em contra regra ou serviçal de auditório, correndo de um lado para outro para cumprir a tarefa de não deixar sem microfone um companheiro qualquer presente à reunião.
Vimos que Rui não queria deixar Camilo falar sozinho, vimos que Camilo ralhava-lhe aos gritos pedindo a fala, e vimos que o Capi “garantiu” a fala do filhão ao seu velho e eficiente estilo. Mas o deputado disse que não foi bem assim.
Noutro vídeo vimos o Capi saindo como que escondido de certa residência em Macapá, embora fosse noite transparência que é bom... Não sei para que se esconder quem nada deve.
Não vi, mas disseram que invadiram o prédio da Tv Amapá a titulo de resgatar vídeos incômodos. Não sei, pode se que sim e que não, tenha ou ainda vá haver algum tipo de ração ou repudio da “Globo-Ap” contra tal violência... inominável.
Vimos, também, os titulares 0 humilhando duramente a “Band-Ap”. Num dia deram uma hora de vídeo televisivo para a vice e noutro, seguinte, o mesmo tempo para o titular da chapa. Dora e Camilo deram sonora banana para os jornalistas da emissora e cusparadas no rosto dos telespectadores, não comparecendo para as entrevistas combinadas. Mudança é mudança!
Quanto a Coligação 14 jogaram vídeos e panfletos na rua: de um safári na Africa e das Casas Bahia em Macapá(?). Fichinhas: o safári é segundo as leis da Africa., Casas Bahia viriam fazer o que mesmo em Macapá? E diante do império Casas Bahia, o senhor Jaime Nunes é Jaime quem?
Quinta houve debate na TV Amapá, fui ao casório do Marcélio e D. Nazaré.
Dupla afinada, os noivos, com os destinos da família. Nos discursos e agradecimentos não deixaram transparecer se vão de 14ou 40. Como convidado nada perguntei nem sugeri.

DEBATE POSITIVO - 30 DE OUTUBRO-2010

30 OUTUBRO - D. POSITIVO

EDITORIAL:
Tiririca diz que não pode provar que sabe escrever devido a deficiência
ÉPOCA
Foto: Filipe Redondo
Acusado pelo Ministério Público de ter falsificado uma declaração de alfabetização ao registrar sua candidatura a deputado federal, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, recorreu à medicina. Um laudo médico anexado a sua defesa diz que o humorista tem Transtorno de Desenvolvimento da Expressão Escrita, uma deficiência motora que o impediria de segurar uma caneta com firmeza. A defesa afirma que Tiririca contou com o auxílio de sua mulher para escrever de próprio punho a declaração de alfabetização, exigida pela Lei Eleitoral. A mulher de Tiririca teria apoiado sua mão sobre a mão do marido para ajudá-lo a firmar a caneta no momento da redação. Por causa da deficiência, diz a defesa, Tiririca também estaria impossibilitado de fazer testes de escrita.

A explicação contradiz o vídeo gravado por ÉPOCA em setembro, que deu origem às suspeitas de analfabetismo. As imagens (assista ao vídeo abaixo) mostram Tiririca dando autógrafo a um fã. Em pé, de improviso, Tiririca segura um caderno com a mão esquerda e rabisca uma assinatura circular com a mão direita. O humorista ainda desenha o que seriam as letras de seu nome. Ele não demonstra nenhum sinal de dificuldade para segurar a caneta.


CONTRADIÇÃO

Em outro trecho, o vídeo mostra o momento em que Tiririca conta com a ajuda do filho para ler o cartão de uma pesquisa. A defesa alega que ele não conseguiu ler o impresso porque tem hipermetropia. Tiririca não usa óculos, sempre segundo sua defesa, por motivos profissionais. O laudo médico garante que o deputado eleito é capaz de ler sem grandes dificuldades.

Para provar que o deputado eleito com 1,3 milhão de votos é alfabetizado, condição necessária para garantir sua posse, a defesa reconstituiu a biografia do humorista. O documento diz que ele não frequentou escola por ter sido criado por um padrasto que batia muito nele. A relação familiar difícil teria feito com que Tiririca saísse de casa ainda criança para trabalhar num circo. Só a partir dos 12 anos, por iniciativa de uma funcionária do circo, ele começou a ser alfabetizado, diz. A infância difícil é apontada pelo laudo como um dos fatores que causaram os problemas motores de Tiririca.

Há uma segunda contradição nessa explicação. A defesa diz que o parecer médico, assinado por quatro profissionais de São Paulo, é fruto de uma bateria de testes feitos com o humorista desde o início do mês. Imediatamente após a eleição do dia 3 de outubro, porém, Tiririca tirou férias e viajou para Itapipoca, no Ceará, sua cidade natal. Uma reportagem da TV Globo gravada no dia 4 já mostrava Tiririca no aeroporto de Fortaleza. Em várias ocasiões, seus assessores disseram que ele passaria 20 dias por lá. Mas pelo menos um dos exames médicos anexados pela defesa aparece com a data de 10 de outubro. O cabeçalho mostra que o endereço do consultório fica bem longe de Itapipoca. É de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, base eleitoral do deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR-SP), réu no processo do mensalão e líder do partido ao qual Tiririca é filiado.



- ANIVERSARIANTES DO DIA:

28/10 – D. NARAZARÉ (MARICÉLIO)
29/10 - ELEINE
01/11 – CLEUSON
03/11 – DIANA ((NILL – GAVRIELA – ALICIA)
LELAHEL

Categoria: Serafim Príncipe: Metatron Protege os dias: 25/03 - 06/06 - 18/08 - 30/10 - 11/01 Número de sorte: 6 Mês de mudança: junho Carta do tarô: Os enamorados
Está presente na Terra:de 1:40 às 2:00 da manhã

O Anjo é invocado contra as pessoas maldosas e para adquirir iluminação na realização de atos de cura. Ele domina as artes, a fortuna, as ciências e o amor. Quem nasce sob a influência do anjo Lelahel tem muita força para cortar o mal. É dotado de grande idealismo e equilíbrio. Está sempre pronto a ajudar os que necessitam, chegando mesmo a fazer "sacrifícios", agindo de forma desinteressada. É portador de um jóia rara chamada "luz interior". Algumas vezes pode lhe faltar força de vontade, ou mesmo abandonar o campo de batalha, mas então ocorre o renascimento, Sempre com sua inteligência aberta e alerta, faz com que a palavra "impossível" não faça parte do seu dicionário. Trabalhará para ter seu nome honrado e conhecido por todos e usará seu conhecimento para grandes causas, principalmente para melhorar o nível de vida, de consciência e de cultura dos semelhantes.

Profissionalmente poderá ser um excelente astrólogo ou optará pela medicina tradicional ou alternativa. Obterá celebridade pela literatura, especializando-se em temas futuristas ou de ficção. Artista célebre, vedete, estará sempre em evidência. Por ser eternamente amoroso e apaixonante, as pessoas estarão sempre colocando-o num pedestal. Sua vida será surpreendente, conquistando sempre seu próprio espaço no lar e no trabalho.



SALMO 9
Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo; porquanto os meus inimigos retrocedem, caem e perecem diante de ti. Sustentaste o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente. Repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente. Os inimigos consumidos estão; perpétuas são as suas ruínas. Mas o Senhor está entronizado para sempre; preparou o seu trono para exercer o juízo. Ele mesmo julga o mundo com justiça; julga os povos com eqüidade. O Senhor é também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia.
Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam. Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos. Pois ele, o vingador do sangue, se lembra deles; não se esquece do clamor dos aflitos. Tem misericórdia de mim, Senhor; olha a aflição que sofro daqueles que me odeiam, tu que me levantas das portas da morte. para que eu conte todos os teus louvores nas portas da filha de Sião e me alegre na tua salvação.
Afundaram-se as nações na cova que abriram; na rede que ocultaram ficou preso o seu pé. O Senhor deu-se a conhecer, executou o juízo; enlaçado ficou o ímpio nos seus próprios feitos. Os ímpios irão para o Seol, sim, todas as nações que se esquecem de Deus. Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a esperança dos pobres será frustrada perpetuamente. Levanta-te, Senhor! Não prevaleça o homem; sejam julgadas as nações na tua presença! Senhor, incute-lhes temor! Que as nações saibam que não passam de meros homens! AMÉM!


ABRAÇOS:

-BONFIM SALGADO
-Erivelton Ramos
-ANTONIO – CLAUDIA – CLARIHA
-OUVINTE “FAVORITO”
-D. MARINA (GRACINDA)
-MARCIA – ANA GIRLENE PROF. ANTONIO CARLOS (DEZ JONALISTAS)
-CARLÃO E HELDER.


COMENTÁRIOS:
-CASAMENTO DO MARICÉLIO.
-CAMPANHA X CRIANÇAS: E O ECA?
-GEOVANI É O SUPLENTE?
-LIVRO DE ANTOLOGIA
-PARQUE FLORESTAL
- CASO OIAPOQUE
-PONTE DO RIO VILA NOVA X TV AMAPÁ.
-E O BANCO DO BRASIL? E O AEROPORTO?



CIDADANIA EM AÇÃO:

- EDITORIAL.

AMANHÃVAMOS VOTAR.

Da Colônia ao Império, da República dos coronéis aos governos populares, dos governos ditatoriais à redemocratização. De fato, nosso País sofreu inúmeras mudanças na forma de estruturação do controle político. Em vista disso, cada época refletiu necessariamente o modo como a sociedade brasileira em formação, em estruturação e em estabilização determinava, através do mais diversos meios eletivos, a quem cabia a tomada de decisões políticas. O presente artigo cinge-se a uma rápida análise dos dados históricos sobre o uso do voto no Brasil, desde a chegada dos portugueses.

As eleições não são uma experiência recente no Brasil. O livre exercício do voto surgiu em terras brasileiras com os primeiros núcleos de povoadores, logo depois da chegada dos colonizadores. Foi o resultado da tradição portuguesa de eleger os administradores dos povoados sob domínio luso. Os colonizadores portugueses assim que aqui iniciaram o domínio, também passavam logo a realizar votações para eleger os que iriam governar as vilas e cidades que fundavam.
Os bandeirantes paulistas, por exemplo, imiscuíam-se em suas missões imbuídos da idéia de votar e de serem votados. Quando chegavam ao local em que deveriam se estabelecer, seu primeiro ato era realizar a eleição do guarda-mor regente. Somente após esse ato eram fundadas as cidades, já sob a égide da lei e da ordem. Eram estas eleições realizadas para governos locais.
Data de 1532 a primeira eleição aqui organizada. Ela ocorreu na vila de São Vicente, sede da capitania de mesmo nome, e foi convocada por seu donatário, Martim Afonso de Souza, para escolher o Conselho administrativo da vila. Durante todo o período colonial, as eleições no Brasil tinham caráter local ou municipal, de acordo com a tradição ibérica.





DISCUSSÃO:
-- QUESTÃO DO TURISMO SEXUAL INFANTL...
- TRAFICO INTERNACIONAL DE MULHRES ......


- E OS IDOSOS?
- E A CONSTRUÇÃO NAVAL EMPIRICA?
- JORNAIS DE HOJE.




HISTÓRICO
Em que pese o fato de as primeiras feministas terem encontrado nos ideais democráticos de inspiração iluminista – igualdade e liberdade, representados mais diretamente pelo direito à participação na vida política e por leis que promovam uma justiça mais equânime – o campo propício para suas reivindicações, o cerne das referências filosóficas que embasam os ideais democráticos – representadas por pensadores como John Locke, Jean-Jacques Rousseau e Jeremy Bentham – estava já impregnado de conceitos que excluíam a mulher de uma participação mais ativa na condução da sociedade. Um forte exemplo disso é o direito ao voto, que já na Grécia Antiga, em pleno nascedouro da democracia ateniense, era vetado para as mulheres.


Feministas norte-americans em movimento pelo voto feminino em fevereiro de 1913
A luta pelo voto feminino foi sempre o primeiro passo a ser alcançado no horizonte das feministas da era pós-Revolução Industrial. As "suffragettes" (em português, sufragistas), primeiras ativistas do feminismo no século XIX, eram assim conhecidas justamente por terem iniciado um movimento no Reino Unido a favor da concessão, às mulheres, do direito ao voto. O seu início deu-se em 1897, com a fundação da União Nacional pelo Sufrágio Feminino por Millicent Fawcett (1847-1929), uma educadora britânica. O movimento das sufragistas, que inicialmente era pacífico, questionava o fato de as mulheres do final daquele século serem consideradas capazes de assumir postos de importância na sociedade inglesa como, por exemplo, o corpo diretivo das escolas e o trabalho de educadoras em geral, mas serem vistas com desconfiança como possíveis eleitoras. As leis do Reino Unido eram, afinal, aplicáveis às mulheres, mas elas não eram consultadas ou convidadas a participar de seu processo de elaboração.
Ainda que obtendo um limitado sucesso em sua empreitada - a conversão de alguns membros do então embrionário Partido Trabalhista Britânico para a causa dos direitos das mulheres é um exemplo -, a maioria dos parlamentares daquele país acreditava, ainda respaldados nas idéias de filósofos britânicos como John Locke e David Hume, que as mulheres eram incapazes de compreender o funcionamento do Parlamento Britânico e, por conseguinte, não podiam tomar parte no processo eleitoral.

Movimento anti-sufragista nos Estados Unidos da América
O movimento feminino ganhou, então, as ruas e suas ativistas passaram então a ser conhecidas pela sociedade em geral pelo (à época, ofensivo) epíteto de "sufragistas", sobretudo aquelas vinculadas à União Social e Política das Mulheres (Women's Social and Political Union - WSPU) movimento que pretendeu revelar o sexismo institucional na sociedade britânica, fundado por Emmeline Pankhurst (1858-1928). Após ser detida repetidas vezes com base na lei "Cat and Mouse", por infrações triviais, inspirou membros do grupo a fazer greves de fome. Ao serem alimentadas à força e ficarem doentes, chamaram a atenção da opinião pública pela brutalidade do sistema legal na época e também divulgaram a sua causa. Ela foi uma militante que imprimiu um estilo mais enérgico ao movimento, o qual culminou com situações de confronto entre sufragistas e policiais e, finalmente, com a morte de uma manifestante, Emily Wilding Davison (1872-1913), que se atirou à frente do cavalo do rei da Inglaterra no célebre Derby de 1913, tornando-se a primeira mártir do movimento.
Mesmo que tenha causado grande comoção o movimento pelo voto feminino na Inglaterra da década de 1910, as ações de protesto empreendidas pelas sufragistas, contudo, apenas vieram a obter um parcial sucesso com a aprovação do Representation of the People Act de 1918, o qual estabeleceu o voto feminino no Reino Unido – em grande parte, dizem alguns historiadores, motivado pela atuação do movimento das sufragistas na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que as sufragistas deixaram as ruas e assumiram importante papel nos esforços de guerra.
A lei britânica de 1918 deu forças a mulheres de diversos outros países para que buscassem seus direitos ao voto, que as primeiras feministas consideravam de importância maior que outras questões referentes à situação feminina justamente por acreditarem que, pelo voto, as mulheres seriam capazes de solucionar problemas causados por leis injustas que lhes vetavam o acesso ao trabalho e à propriedade, por exemplo. Habilitando-se ao sufrágio, as mulheres passariam a ser também elegíveis e assim, pensavam as feministas, poderiam concorrer de igual para igual com os homens por cargos eletivos.
Por mais que a opressão sobre as mulheres seja ainda uma cruel realidade, elas têm direito ao voto e à participação política ampla na maioria dos países. Em países como o Kuwait, por exemplo, existem movimentos que reproduzem as mesmas lutas das sufragistas do século XIX, na tentativa de forçar o governo daquele país a mudar sua legislação eleitoral e adotar o voto universal em pleno século XXI.
[EDITAR] O VOTO FEMININO EM PORTUGAL
A primeira mulher a votar em Portugal foi Carolina Beatriz Ângelo (primeira mulher a votar no quadro dos doze países europeus que vieram a constituir a União Europeia), em 1911, contornando a lei que só permitia votar aos cidadãos maiores de 21 anos que fossem chefes de família ou que soubessem ler e escrever (ela era médica, mãe e viúva). Para evitar estes contornos, foi modificado o direito, abrangente somente ao sexo masculino.
Só com o decreto-lei 19.694 de 5 de Maio de 1931 é que pela primeira vez, na história política do país, as mulheres foram consideradas como eleitoras. Este decreto, contudo, era bastante limitativo, pois permitia o voto apenas àquelas que fossem chefes de família, ou seja, as viúvas, divorciadas, separadas de pessoas e bens, com família própria e aquelas que estivessem casadas, mas que os maridos estivessem no estrangeiro ou nas colónias. Não obstante só o podiam as mulheres que tivessem completado o ensino secundário ou fossem titulares de um curso superior com certificado.
Nessa altura, as mulheres ganharam também o direito a serem eleitas para a Assembleia Nacional. Nas primeiras eleições legislativas ocorridas no Estado Novo foram eleitas três deputadas, sendo, desta forma, as primeiras mulheres deputadas na História de Portugal.
No entanto, o sufrágio universal feminino só foi alcançado após o 25 de Abril.
[EDITAR] O VOTO FEMININO NO BRASIL
A luta mundial dos movimentos feministas inclui em seus registros o nome da cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. Em 1928, esse estado nordestino era governado por Juvenal Lamartine, a quem coube o pioneirismo de autorizar o voto da mulher em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal[1]
No Consultor Jurídico do jornal "O Estado de São Paulo"[2], encontra-se a informação de que logo após a proclamação da República, o governo provisório convocou eleições para uma Assembléia Constituinte. Na ocasião, uma mulher conseguiu o alistamento eleitoral invocando a legislação imperial, a "Lei Saraiva", promulgada em 1881, que determinava direito de voto a qualquer cidadão que tivesse uma renda mínima de 2 mil réis. Mas a primeira eleitora do país foi a potiguar Celina Guimarães Viana, que invocou o artigo 17 da lei eleitoral do Rio Grande do Norte, de 1926: “No Rio Grande do Norte, poderão votar e ser votados, sem distinção de sexos, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por lei”. Em 25 de novembro de 1927 ela deu entrada numa petição requerendo sua inclusão no rol de eleitores do município. O juiz Israel Ferreira Nunes deu parecer favorável e enviou telegrama ao presidente do Senado Federal, pedindo em nome da mulher brasileira, a aprovação do projeto que instituía o voto feminino, amparando seus direitos políticos reconhecidos na Constituição Federal”.
Após Celina Guimarães Viana ter conseguido seu título eleitoral (na ilustração, ela aparece votando no prédio onde hoje funciona a Biblioteca Municipal), um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte, e de mais outros nove estados da Federação, a fazerem a mesma coisa.
Cumpre citar igualmente o pioneirismo da estudante de direito mineira, Mietta Santiago (pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago de Souza). Mineira educada na Europa, com 20 anos retornou do velho mundo e descobriu, em 1928, que o veto ao voto das mulheres contrariava o artigo 70 da Constituição Brasileira de 24 de fevereiro 1891, então em vigor. Com garantia de sentença judicial (fato inédito no país), proferida em Mandado de Segurança, conquistou o direito de votar. O que de fato fez, votando em si mesma para uma vaga de deputada federal. Acreditem, Mietta não foi eleita. Escritora, advogada e oradora competente, frequentava com desenvoltura o círculo de políticos, como também as rodas boêmias dos escritores mineiros, tais como Pedro Nava, Drummond, Abgar Renault e outros. Carlos Drummond de Andrade, impressionado com a conquista do voto feminino, dedicou a Mietta o poema "Mulher Eleitora":
Mietta Santiago
loura poeta bacharel
Conquista, por sentença de Juiz,
direito de votar e ser votada
para vereador, deputado, senador,
e até Presidente da República,
Mulher votando?
Mulher, quem sabe, Chefe da Nação?
O escândalo abafa a Mantiqueira,
faz tremerem os trilhos da Central
e acende no Bairro dos Funcionários,
melhor: na cidade inteira funcionária,
a suspeita de que Minas endoidece,
já endoideceu: o mundo acaba".

— '
Não devemos olvidar que, além da sua contribuição para o voto feminino, Mietta fez parte do grupo responsável pela primeira publicação modernista em Minas Gerais, "A Revista", como se lê na Enciclopédia de Literatura Brasileira[3]: "Data de 1925 a primeira publicação modernista de Minas, "A Revista", da qual faziam parte Carlos Drummond, João Alphonsus, Emílio Moura, Pedro Nava, Austen Amaro e Martins de Almeida, aos quais se juntaram pouco depois João Dornas Filho, Albano de Morais, Mieta Santiago, Ascânio Lopes, João Guimarães Alves muitos outros". Além disso, Mietta é verbete da mesma enciclopédia[4], autora que é das obras "Taça de Hebe", 1929 (poesias); "Gosto de Alma", 1934 (poesias); "Namorada de Deus", 1936 (poesias); "Maria Ausência", 1948 (romance); "As 7 poesias", 1981 (poesias); bem como de obras de filosofia, tais como "Uma Consciência Unitária para a Humanidade", 1981 (esoterismo); e de direito. Mietta é também objeto do verbete número 1055 do "Dicionário crítico de escritoras brasileiras" de Nelly Novaes Coelho[5].
Com a mulher eleitora, vieram outras conquistas de espaço na sociedade. Veio a primeira mulher a eleger-se deputada estadual no Brasil, e a luta pela emancipação feminina foi ganhando impulso em todo o país, levando o voto feminino a ser regulamentado em 1934. O episódio tem importância mundial, pois mais de uma centena de países ainda não permitia à mulher o direito de voto. Na própria Inglaterra civilizada o voto, apesar de permitido antes, só foi regulamento após Mossoró inscrever sua primeira eleitoral.
Os primeiros exemplos de organização de mulheres nos vieram das regiões norte e nordeste, no final do século XIX, e eram voltados para a causa abolicionista. Nascida no Ceará, em 1882, a "Sociedade das Senhoras Libertadoras ou Cearenses Libertadoras", presidida por Maria Tomásia Figueira, em parceria com Maria Correia do Amaral e Elvira Pinho, atuou em defesa da liberdade fundando associações em Fortaleza e no interior do estado, contribuindo para que, em 1884, a Assembléia Legislativa provincial, finalmente, decretasse o fim da escravidão no Ceará. Nesse mesmo ano, foi criada, na cidade de Manaus, a associação "Amazonenses Libertadoras", fundada por Elisa de Faria Souto, Olímpia Fonseca, Filomena Amorim, entre outras – todas brancas e representantes da elite local. Contudo, elas defendiam a emancipação de todos os escravos do solo amazonense, o que aconteceu, em 30 de março de 1887, um ano antes da Lei Áurea.
Também digna de nota foi a entidade criada em 1906, no Rio de Janeiro (Associação Beneficente Funerária e Religiosa Israelita), por prostitutas de origem judaica, que administraram a organização por mais de 80 anos, prestando assistência social a essas mulheres esquecidas pelo Estado e discriminadas pela comunidade judaica. Chegaram a fundar uma sinagoga. Entre suas diretoras, destacaram-se Matilde Hüberger, Emmy Zusman e Amália Schkolnik.
Na mesma época (1910), Leolinda Daltro e outras feministas, entre elas a escritora Gilka Machado, fundaram, na então capital federal, o Partido Republicano Feminino, cujo objetivo era “promover a cooperação entre as mulheres na defesa de causas que fomentassem o progresso do país”. Como não poderia deixar de ser, o objetivo maior da agremiação era a luta pelo sufrágio feminino, uma vez que as mulheres não podiam votar e nem ser votadas. Esse grupo de feministas adotou uma linguagem política de exposição pessoal diante de críticas da sociedade, realizando manifestações públicas que não foram tratadas com indiferença pela imprensa e os leitores. O Partido Republicano Feminista teve o mérito inegável de lançar, no debate público, o pleito das mulheres pela ampla cidadania.
Em 1917, a agitação social das greves operárias, o movimento anarquista, o fim da primeira guerra mundial, e a maior escolaridade de mulheres da elite, trouxeram à tona uma outra geração de feministas. No ano de 1920, surgiram vários grupos intitulados Ligas para o Progresso Feminino, embrião da poderosa Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Fundada em 1922 e dirigida por Bertha Lutz, a Federação teve papel fundamental na conquista do sufrágio feminino e, por extensão, na luta pelos direitos políticos da mulher, e destacou-se, também, como organização feminista com maior inserção nas esferas de poder da época. Suas militantes escreveram na imprensa, organizaram congressos, articularam com políticos, lançaram candidaturas, distribuíram panfletos em aviões, representaram o Brasil no exterior.
Além delas, havia ainda um bom número de mulheres ativistas ligadas a outras ideologias e tradições. Maria Lacerda de Moura, por exemplo, tornou-se uma escritora polêmica que questionava os padrões comportamentais impostos às mulheres, defendendo o amor livre e negando a maternidade como um destino inevitável. Do lado dos comunistas, Laura Brandão e Maria Lopes integravam o "Comitê das Mulheres Trabalhadoras", fazendo propaganda em porta de fábrica e tentando aproximar o operariado feminino e o Partido Comunista Brasileiro. A sufragista gaúcha Natércia da Silveira, dissidente da "Federação Brasileira pelo Progresso Feminino", fundou em 1931 a "Aliança Nacional de Mulheres", para prestar assistência jurídica à mulher. Com 3 mil filiadas, a Aliança foi fechada pelo golpe de 1937, que aboliu as liberdades democráticas e abortou as organizações políticas e sociais do país.
Essas organizações são apenas alguns exemplos. Por esse país imenso, muitas mulheres, infelizmente anônimas para a história oficial, pintaram, bordaram e ousaram formas de se organizar. De um jeito ou de outro, elas deram o seu recado.
No plano nacional, o Presidente Getúlio Vargas resolve simplificar e todas as restrições às mulheres são suprimidas. Através do Decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, é instituído o Código Eleitoral Brasileiro, e o artigo 2 disciplinava que era eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma do código. É de ressaltar que as disposições transitórias, no artigo 121, dispunham que os homens com mais de 60 anos e as mulheres em qualquer idade podiam se isentar de qualquer obrigação ou serviço de natureza eleitoral. Logo, não havia obrigatoriedade do voto feminino.