Translate

quinta-feira, março 24, 2011

DEPUTADO DALTO MARTINS - PMDB.

RELATORIA IMPORTANTE.


cesarbernardosouza@bol.com.br



Parece bom xingar políticos, faz bem ao ego “inquieto” . De outra forma também parece que o político bom precisa apanhar da opinião publica, especialmente da mídia.

Veja-se o caso do Dep. Dalto Martins (PMDB), indicado relator do projeto já conhecido como “contrato administrativo”. Projeto de autoria do Poder Executivo, encaminhado à Assembléia Legislativa dias atrás – 14 de março.

Pede o governo que a Assembléia Legislativa o aprove rapidamente, com isso autorizando que se faça e mantenha contratações temporárias de servidores, ainda essenciais ao funcionamento mínimo da “maquina”.

Então, como que completamente fora do contexto, aparece um deputado “complicando” a tramitação do projeto, interpondo a ele “exigências absurdas” . Seria o que fez o deputado-relator Dalto Martins.

Sem mais informações, setores sindicais e da mídia resolveram mostrar o deputado como “causa” e “efeito” dos problemas que as alterações no texto do projeto colocariam sobre a mesa de trabalho do governador e de refeições dos contratados.

Eis a questão: bater ou bater no deputado-relator? A principio, sim! Mas, o que fazer com a ética, a legalidade e a lisura administrativa de um projeto como esse?

O deputado-relator entendeu que o projeto precisava de muitos ajustes legais,entre eles:

- Quantos servidores podem ser contratados?

- Qual o percentual dessas vagas será reservado a pessoas com deficiência e em alguns casos a indígenas?

- Qual o prazo de vigência do contrato (começa quando, termina quando?)

- Etc...

Assim entendendo e com a Assembléia Legislativa sem todas as suas comissões técnicas nomeadas. O deputado foi buscar contribuições fora da Assembléia, aconselhar-se com membros do Ministério Publico, Justiça do Trabalho e afins. Intencionava o deputado-relator colher mais subsídios ao seu relato para o projeto, de sorte que a peça final fosse a melhor possível.

Note-se, por outro lado, que o ano administrativo começou em janeiro e só em março o projeto deu entrada na Assembléia Legislativa. Obvio que a escolha do relator é posterior

É de se perguntar, portanto: é mesmo o caso de se eleger o deputado “carrasco” dos servidores que estão e dos que vã servir ao governo na condição de contratados temporários?

Sim ou não conforme o tamanho do pé e da forma do sapato, mas nunca sim ou não sem a devida atenção para com a razoabilidade dos fatos, que ao FM devem dar segurança aos trabalhadores e tranqüilidade ao governador. Talvez com os cuidados do deputado-relator seja possível ao governador tocar seu governo sem ter que freqüentar os balcões do Ministério Público e da Justiça.

Finalmente, são vinte e quatro os deputados da casa legislativa estadual conjuntamente responsáveis pelas decisões da casa. Logo, especialmente da parte da mídia e sindicatos mais afins ao tema, a “malhação” ao deputado-relator não parece coerente.

Desde muitos anos que está vigente no Governo do Amapá essa sistemática de “sustentação administrativa” fundada nos contratos temporários, pratica agressiva frontal aos que aprovados em concursos aguardam chamada, e aos próprios princípios legais da administração publica muitas vezes burlados pela conveniência das nomeações temporárias.

Portanto, quanto ao serviço que o Deputado Dalto intenta prestar ao estado através de sua relatoria, pode ser que seja o seu trabalho a parte boa de toda essa questão.











segunda-feira, março 21, 2011

19 DE MARÇO - DEBATE POSITIVO (RADIO 102.9 - FM/MACAPÁ)

19 DE MARÇO – D. POSITIVO


EDITORIAL:

Quando assumiu o governo do Pará, o governador Simão Jatene (PSDB) enviou mensagem à Assembleia Legislativa alertando para o rombo nas contas do Estado, anunciou o enxugamento da máquina e demitiu mais de mil assessores da gestão anterior. O que era para virar um exemplo de boa gestão, no entanto, ameaça tornar-se um escândalo. Em dois meses, a fim de acomodar interesses de diferentes setores, Jatene já deu posse a 450 novos assessores especiais, entre familiares de deputados aliados, de membros do Judiciário e de empresários amigos. O cúmulo do fisiologismo foi a entrega a Jatene de uma lista com a indicação de parentes de 12 desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, que tem o poder de decidir sobre intervenção federal e pagamento de precatórios. A farra foi tanta que a OAB do Pará vai pedir ao Conselho Nacional de Justiça abertura de investigação sobre as nomeações do TJ. “Trata-se de um fato gravíssimo. Uma prática generalizada de nepotismo cruzado, uma troca de favores espúria”, afirma o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos.

Até agora, a OAB já confirmou as nomeações de parentes de quatro juízes. É o caso, por exemplo, de Rosa de Fátima Queiroz das Neves, que vem a ser a mulher do desembargador Cláudio Augusto Montalvão Neves. Nomeada para o cargo de assessora do gabinete do governador, Rosa receberá salário de R$ 4 mil. Montalvão, por sua vez, já empregava no próprio gabinete a nora do governador, Luciana Lopes Labad Jatene. Na mesma linha, foram nomeadas as irmãs Karla Karime e Kamille Kelly Vasconcelos Guerreiro, filhas do desembargador Constantino Augusto Guerreiro, além de Lindalva Gonçalves de Araújo Nunes, ex-mulher do desembargador Rômulo José Ferreira Nunes, que foi presidente do TJ-PA.

Por nota, o governo do Pará deu uma explicação quase enigmática para justificar a nomeação de tantos parentes: “As relações de parentesco não são critério para a inclusão de profissionais na estrutura de governo, e a exceção dos casos de nepotismo, tampouco, para exclusão.” A bancada do PT na Assembleia Legislativa tem um projeto de lei para limitar a prática de nomeações, que começou em 1994 com o governo tucano de Almir Gabriel e seguiu anos a fio. Acontece que a própria Ana Júlia chegou a ter 1.500 assessores especiais, inclusive parentes de alguns desembargadores. Com telhado de vidro, será que a oposição terá interesse real em acabar com essa farra?







ANIVERSARIANTES DO DIA:



.20 – NELIS JARDIM

.20 – ALAN

.21- MARLENE MONTEIRO

22. ROFª. QUITÉRIA WALDEK

LUCIANE (MADRINHA DA LECA)

PEDRINHO (PRIMO DA LECA)

.24- SUELY – YANE GABRIELLE – PROFª.JONILDO.









LECABEL



O Anjo LECABEL protege as pessoas que trabalham com a agricultura e é invocado para se obter luzes na resolução dos problemas mais difíceis.



"Quem nasce sob a influência do anjo LECABEL é dotado de muita coragem para enfrentar os mais difíceis obstáculos; mas deverá ter cautela com o poder, pois o abuso do domínio é tão prejudicial quanto a força bruta. Terá proteção natural e sua fortuna virá pelo seu talento. Seu "eu" superior programa em seu "eu" interior, um dom magnífico para estudar e aplicar seus conhecimentos na natureza, para o bem estar da comunidade. Apreciará os livros antigos de história e arqueologia. Terá grande curiosidade em saber o que teria acontecido em outras encarnações, para responder as dúvidas de sua alma e entender sua existência. Terá tendência a ter uma vida dupla, dirigindo ao mesmo tempo seu mundo urbano informatizado e sua fazenda em contato direto com a natureza. Suas principais características serão a estabilidade e a grande riqueza interior, amando sempre a verdade e a ordem. "



Profissionalmente poderá fazer sucesso na área de ciências exatas, como agricultor, agrônomo, veterinário ou em atividades relacionadas com astrologia e astronomia.



Categoria: Dominações Príncipe: Tsadkiel Protege os dias: 19/04 - 01/07 - 12/09 - 24/11 - 05/02 Número de sorte: 11 Mês de mudança: novembro Carta do tarô: A força Estará presente na Terra: de 10:00 às 10:20 da manhã.



Salmo: 70

Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em socorrer-me.

Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram tirar-me a vida; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal. Sejam cobertos de vergonha os que riem de mim. Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: engrandecido seja Deus. Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te em me valer, ó Deus. Tu és o meu amparo e o meu libertador; Senhor, não te detenhas. AMÉM!











ABRAÇOS:



- AO CAMILO

- A TODAS AS FAMILIAS

- TELMA DUARTE E FAMILIA

- DALTO MARTINS E FAMILIA

- PIERE E FAMILIA

- TADEU PELAES E FAMILIA

- AMIGOS DO ITAMARATI E FAMILIA

- BIRA/ALDO E FAMILIAS



COMENTÁRIOS:



- TELHAS PARA D. PEDRO

- CASO DETRAM X CONTRIBUINTES

- CASO PM X “BANDIDOS”.

- EVENTOS NO MARCO ZERO PARA EQUINÓCIO DAS AGUAS

- TERÇO DE SÃO JOSÉ

- POESIA NA BOCA DA NOITE (INSERÇÃO NA PROGRAMAÇÃO NA FESTA DE SÃO JOSÉ – PADROEIRO D CIDADE DE MACAPÁ E DO ESTADO DO AMAPÁ)























O peso de um copo d'água - você sabe?



Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:



- "Qual o peso deste copo d'água? "

As respostas variaram de 250g a 700g.



O palestrante, então, disse:

- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."

"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu mantenho ele levantado por uma hora, eu vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."



"E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega tua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."



"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."





Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:



1 - Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.



2 - Mantenha sempre tuas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.



3 - Só leia coisas que façam você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.



4 - Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.



5 - Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.



6 - Se você emprestar $200 para alguém e nunca mais ver essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dessa má pessoa.



7- Pode ser que o único propósito da tua vida seja servir de exemplo para os outros.



8 - Nunca compre um carro que você não possa manter.



9 - Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.



10 - Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.



11- Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.



12 - Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.



13 - Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.



14 - Quando tudo parece estar vindo na tua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.



15 - Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive.



16 - Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.



17- Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.



18 - Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.



19 - Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".



20 - Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.



"Portanto, antes de voltar para casa esta noite, deposite sua carga de trabalho/vida no chão.Não carregue para casa. Você pode voltar a pegá-la amanhã. Com tranqüilidade."





"O mundo pertence a quem se atreve"









sexta-feira, março 18, 2011

PENSE NISSO!

TUMULO E FLOR


cesarbernardosouza@bol.com.br



Parece que não, mas há uma intensa relação ecológica entre uma flor, um tumulo e um cemitério. Flor sobre tumulo representa, essencialmente, sentimento emocional entre pelo menos duas pessoas, a morta e a viva que a colocou lá. E pode simbolizar uma ligação bem mais ampla entre famílias, comunidades, uma nação e mesmo entre nações.

Uma flor sobre o tumulo do Airton Senna pode estar ali por iniciativa de um cidadão de qualquer lugar do mundo, o mesmo pode se dar no tumulo do Michel Jacson, Ghandhi, Jesus. É universal esse sentimento por trás da flor.

Tão ampla relação ecológica a partir de uma flor e de um tumulo também pode apontar para enormes problemas ambientais referenciados por cemitérios. Problemas graves o suficiente para confrontar realidades importantes que ao cabo nos levem a mais esforços para compreendermos melhor a problemática, e a partir daí ampliarmos a nossa capacidade de mitigá-la, de formatarmos melhor também as nossas cobranças sobre procedimentos politicamente corretos da gestão publica e privada dos cemitérios.

Quando se olha (e vê) uma flor sobre um túmulo cresce dentro dos olhos um “jardim” de túmulos, nesse caso (por que não dizer) uma montanha de marmorite, mármore, lajota, bronze, níquel, cimento, madeira, tinta, lona plástica, folha de alumínio, plástico, vidro, ferro... tudo ao alcance dos olhos e das mãos.

E não é só, aos “olhos” do coração, dentro desses túmulos, na faixa infra-superficial, estão corpos humanos ainda em decomposição, muita madeira, ferro, cobre, níquel, bronze, tecidos e tantos outros “poluentes” que são enterrados com os cadáveres como adornos dos caixões. Como revestimento desses túmulos tem muito mais cimento. Tudo isso foi extraído do mundo natural às vezes sem tanta necessidade.

Quando multiplicamos tudo isso pelos milhões de pessoas que anualmente morrem no mundo passamos a entender melhor o tamanho da problemática que está por trás dos cemitérios. E não desconsideremos que com o avanço de dengue no mundo, mais Aedes aegypti, mais pesticidas aplicados no perímetro desses espaços quase sempre urbanos, centrais.

Chegará o dia, e deve estar perto, em que essa realidade urbana terá que dar lugar a outra mais natural e igualmente respeitosa aos mortos. Logo chegará a até nós a “mania” de enterrar nossos mortos em túmulos menores, em caixões confeccionados a partir de materiais reciclados (papelão, moinha de madeira, folhas secas..), embalsamar com produtos muito menos tóxicos, substituir caixões por mortalhas, cobertores, lençóis de algodão. O chão dos cemitérios será coberto por gramados e não mais cimento.

Passaremos a identificar os mortos e ligá-los aos seus familiares com letras, cruzes e imagens bem menores das que hoje usamos com certo estardalhaço. Sobre essas lápides do futuro nunca deixaremos de ver flores, mas certamente cultivadas em jardins. As de plásticos serão abolidas.

É claro que nos cemitérios também tem árvores, pássaros, outros animais, elementos que também estão intimamente relacionados com a flor vista sobre o tumulo, mas que esses valores ambientais não se percam.



QUANO CUSTA A SOBERANIA?




ÁGUA E CIDADANIA

cesarbernardosouza@ig.com.br



A Campanha da Fraternidade lançada pela CNBB para o ano 2004 tem por tema o uso racional da água e já é um sucesso. Todo o Brasil está falando de água, aqui no Amapá a águia está umedecendo consciências que acreditávamos, áridas.

É bom que seja assim, ainda bem que estamos levando a sério a retomada da discussão sobre o uso da água no Brasil, que tem imensas áreas secas e, no Amapá, onde a água é abundante a ponto de as pessoas pensarem que nunca nos faltará.

No plano nacional a discussão do tema se dá em bom nível, como nos demonstra o texto do senhor Roberto Malvezzi, publicado no “O Domingo” , semanário litúrgico-catequético, que reproduzimos na íntegra:

“Não pode ser considerada cidadã uma pessoa que depende de um prefeito até para beber um copo d’água. Assim é até hoje na região semi-árida do Brasil, onde vivem aproximadamente 20 milhões de pessoas.

Grande parte dessas pessoas bebe água de chuva armazenada em buracos no chão, chamados “barreros”. Essa água para beber e cozinhar é também a do porco, da vaca, do jumento, dos bichos do mato, de lavar roupa, de tomar banho. Pior, quando ela acaba, as pessoas dependem dos carros pipas dos prefeitos, que usam a sede do povo para construir seu poder político. Isso mesmo: ainda se troca água por voto.

Desde os tempos bíblicos a água foi considerada uma conquista. Os poços da época eram tão disputados quanto a terra. Até hoje, no conflito entre palestinos e israelenses, a disputa pela água é um dos seus componentes.

Hoje se fala na “crise planetária da água”. Falta água em quantidade e regularidade para bilhões de pessoas em todo o planeta. Porém, como ela é uma necessidade vital, é também considerada pela ONU como um direito humano, inscrito no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

Sendo direito humano, é obrigação do Estado fornecer água de qualidade para todos os seus cidadãos. Claro, há também uma responsabilidade recíproca dos cidadãos nessa solidariedade social.

Nosso empenho é que o valor da água- com seu decorrente princípio da universalidade- seja real e todos os cidadãos tenham acesso á sua “água de cada dia”, sem pressão ou manipulação, para que todos possam viver com dignidade”.

O senhor Malvezzi, neste artigo, nos lembra coisas importantes como o caráter universal da água, sua inscrição no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, a obrigação do Estado de fornecer água de qualidade para todos os seus cidadãos e, a responsabilidade recíproca dos cidadãos na solidariedade social que o uso da água trás em si mesmo. Em tudo isso, para nós na Amazônia, há um alerta que pode evoluir rapidamente para uma previsão: a nossa água abundante poderá ser a irrefutável argumentação para que vejamos a Amazônia declarada “área de interesse da humanidade”, a ser administrada pelos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Itália, Portugal. . .

Aqui no Amapá está em vigor a Lei dos Recursos Hídricos, muito sofisticada e pessimamente comunicada ao povaréu. Por causa dela, sem dúvida, trataremos melhor a nossa água, mas também por sua causa é possível que já vejamos aumentado o número de cidadãos amapaenses fora da lei: ainda são poucos os que sabem dela, pouco sabemos sobre ela, muitos tratamos a água ao arrepio dela.



AINDA SERÁ ASSIM

AQUEDUTO OU CAOS!


cesarbernardosouza@bol.com.br



Um aqueduto que saísse daqui do delta do Amazonas, no Marajó, poderia jogar água lá no reservatório de Furnas, sobre Alfenas em Minas Gerais. Em tese, percorreria uma linha seca que não iria além de 1500 quilômetros intermitentes.

Drenar águas do Mato Grosso para o sistema Furnas em Minas Gerais também por aqueduto e rios importantes mato-grossenses, goianos e mineiros é uma outra alternativa, tal e qual uma terceira com origem no Mato Grosso do Sul e destino final em algum rio importante do estado de São Paulo, alimentador do sistema Eletropaulo ou outro mais estratégico.

São alternativa que não se referem à transposição pura e simples de rios, mas um grande “ladrão” de águas amazônicas e pantaneiras que até ao longo do percurso se acrescentariam a rios das bacias do Nordeste, do São Francisco e do Leste, até terminar em grandes rios alimentadores, à montante de sistemas hidrelétricos dessas importantes regiões brasileiras .

Seriam alternativas potenciais para ajudar na solução do grande problema da falta de água que sazonalmente ameaça a geração de energia elétrica no Sul/Sudeste do Brasil. E seria, uma delas, a maneira associada de resolver o grande problema paulista da carência de água nas grandes represas mantenedoras do sistema de abastecimento de água potável para a região metropolitana de São Paulo.

Qual o grau de dificuldade para se fazer isso? Não é fácil imaginar, mesmo sabendo que das planícies marajoara e pantaneira à Minas Gerais e São Paulo se estaria enfrentando altitudes que variam de 10 à oitocentos e cinqüenta metros. Mas, não seria nada espantoso porque os rios correm a nível e a engenharia e a visão de futuro fizeram nascer um gasoduto que despenca das altitudes bolivianas transportando gás natural até as grandes metrópoles brasileiras.

Quanto custaria a execução dos aquedutos? Também não é de se imaginar, se não que beneficiaria grandemente a produção, criando empregos e renda. Mexeria com a inteligência ambientalista nacional e provavelmente até botaria mais um monte de dinheiro no bolso das Ongs do “ramo”, mas a transferência de água ocorreria na medida da necessidade.

Em ocorrendo, todos os brasileiros se veriam compensados com o afastamento definitivo de apagões e racionamentos de água nas regiões mais populosas do Brasil, sujeitas que estão a agravamento no quadro anual, condicionando as maiores cidades brasileiras a conviver com falta de energia e água nas torneiras...o caos.



terça-feira, março 15, 2011

PROFESSOR OLYMAR: UMA BORBOLETA QUE BATEU ASAS

FOI UMA BORBOLETA

(Homenagem ao Profº. Olymar)
cesarbernardosouza@bol.com.br

“Pela falta de um prego perdeu-se uma ferradura; pela falta de uma ferradura perdeu-se um cavalo; pela falta de um cavalo perdeu-se um cavaleiro; pela falta de um cavaleiro perdeu-se uma batalha. Assim, perdeu-se uma guerra e um reino. Tudo por falta de um prego!”

Dessas poucas palavras deriva a teoria do caos e dela o filme O Efeito Borboleta, concluindo que uma delas batendo asas na China daria causa a um tufão em Volta Grande-MG/Br.

A teoria do caos mostrou-se um sólido alicerce para a idéia do efeito borboleta, aí considerando a amplitude das ciências, desde as exatas até as humanas, passando pelas biológicas também com aplicação na arte e na religião.

É nesse emaranhado teórico hipotético que nos encontramos, o Professor Olymar Augusto Bittencourt e eu.

É certo que não só a mim ele favoreceu com a sua vida profícua, certeza que dou porque era um professor vocacionado (escreveu e publicou: Ensaios Químicos Qualitativos - apresentado pela Editora Interciência, reúne assuntos fundamentais para alunos de nível técnico superior e de interesse para profissionais da Química e afins.), de outra forma porque o conheci sempre um ser humano muito bem circunstanciado: capaz de pensar o seu mundo em alta escala, um homem espiritual apesar de altamente intelectualizado, alguém capaz de permanentemente se contemplar à luz de verdades simples e honestidades contextuais.

Na maioria das vezes ou do tempo da nossa convivência, Olymar se mostrou sublime, espiritual, culto; jamais instintivo, selvagem ou caótico.

Apesar de parecer fechado em si mesmo, Olymar não escolheu para si vida monótona nem estúpida nem inútil. Naturalmente lutava por algo belo e ideal, embora nos deixasse perceber (vez por outra) que sabia não dispor de tempo para atingir suas metas.

Mas, para mim Olymar foi a borboleta que bateu asas em Volta Grande em 1972 para transformar totalmente minha vida ainda agora em 2011, para melhor. Foi ele quem teve a percepção de eu deveria estudar embora sem poder estudar. Papai, Sidônio, Profº. Arnaldo Antonio Bittencourt e Profº. Olymar Augusto Bittencourt se juntaram, bateram asas sabendo que me proporcionariam uma grande chance na vida.

Portanto, com a mais mensurável gratidão possível sou uma das conseqüências do gesto generoso do agora saudoso Profº. Olymar. Anjos do sul e do norte, do leste e oeste o levaram da terra para o reino de Deus, acho que numa segunda feira, dias atrás: Deus o tenha!

Sentirei falta do Profº. Olymar por tudo aquilo que não conseguiu me transferir: calma, humildade, paciência, resignação, respeito profundo a qualquer pessoa, sabedoria, doação...

Fui eu quem não quis aprender, foram muitas as vezes que o ouvi me dizendo: “Precisa se esforçar mais!”. Não é tarde, o mestre repousa agora na transcendentalidade. Podemos todos, prosseguir “vivendo com ele”, invocar memorialmente tudo que estava nele e em nós ainda não.

Uns anos mais outros menos, convivi 38 anos com o Olymar sempre professor, sempre amigo, sempre corregedor, vias pelas quais ouso recomendar que viva em nós o Profº. Olymar. Não que o pretenda “santificado” ou transformado em “fotografia” maior que a moldura – ídolo de barro.

Nada disso, é que vivemos a plenitude de dias em que as pessoas pelas pessoas não valorizam verdadeiramente os valores que as ajudem a crescer, avançar mais para a plenitude social, cultural, espiritual, econômica. Deveríamos ser sempre ajudados para significarmos, no mínimo, o somatório de tudo isso. Mas, é tempo do salve-se quem puder.

Creio na vida pós morte, essencialmente espero o reino divino que Jesus anunciou. Creio também que o Olymar subiu dignamente seu calvário com a sua cruz.

A mim falta muito, mesmo assim estou forte na esperança de reaproximação com o Professor Olymar Augusto Bittencourt, saudosa “borboleta” que um dia bateu asas em Volta Grande para gerar no Amapá uma grande e bem estruturada família, que também lhe devota espontânea gratidão.

Asas que ele tenha borboleta que foi voe à presença de Deus – e permaneça.











12 MARÇO 2011 - DEBATE POSITIVO (102.9 FM)


12 Março – D. Positivo



Editorial:

Perigoso Desastre Natural:



A previsão de terremotos é difícil, muito complexa. Centenas de variáveis estão envolvidas e, sabe-se, não há duas falhas geológicas iguais no mundo. Um terremoto pode aumentar a probabilidade de novos abalos ocorrerem em outras partes. Em 1999 um segundo evento ocorreu na Turquia três meses após o sismo de Izmit, que matou 25 mil pessoas.

Esse abalo de Izmit deixou claro que são as construções que atam e não os terremotos e si. São pequenos os abalos em regiões descampadas, muitas pessoas nem os percebem. Emblematicamente citamos a cidade de Kobe, no Japão, onde morreram mais 5 mil pessoas mediante um terremoto. É ela, no planeta, a cidade mais bem protegida contra terremotos.

Terremotos ocorrendo no fundo do mar produzem deslocamentos repentinos do leito oceânico, gerando tsunamis ou maremotos. A partir do epicentro um tsunami se irradia a até 800 km/h. Não levanta grandes ondas e mar aberto, mas atingem as regiões costeiras com amplitudes de até20 metros acima do nível normal da maré.

Os tsunamis não põem ser evitados e sim monitorados, de sorte que alertas sejam dados com eles já a caminho. O sistema de alerta para tsunamis foi criado em 1948, baseado no Havaí.

Os dez maiores terremotos dos últimos cem anos são os seguintes:

Chile (1960 – 9,5) – Alasca (1964 – 9,2) – Ilhas Aleutas/Alasca (1957 – 9,1) – Costa de Sumatra (2004 – 9,1) – Camchatka/Russia (1952 – 9,0 – Chile (2010 – 8,8) – Costa do Equador (1906 – 8,8) – Ilhas Aleutas (1965 – 8,7) – Fronteira Índia–China (1950 – 8,6) e Ilhas Curilas/Russia (1963 – 8,5).



























ANIVERSARIANTES DO DIA:



12/03 – SANDERLEY LOBATO (50 ANOS)

14/03-ALICIA DE FÁTIMA CÔRTE DOS SANTOS (DIANA E ALAN)

16/03 – YAN GABRIEL (YANE E FRED) 3 ANOS.





O Anjo MANAKEL ajuda a acalmar a cólera das pessoas e tirar delas toda a maldade. Influencia a inspiração para a música e poesia. Domina o mundo dos elementais.



"Quem nasce sob a influência do anjo MANAKEL reúne as mais belas qualidades da alma e da personalidade. Será conhecido por seu ótimo caráter, pela amabilidade e por sua bondade para com todas as pessoas. Suportará todos os problemas sem reclamar, tem a consciência clara e sabe sempre quando e como agir. Eterno lutador, será um estímulo positivo para cada um e para a coletividade. Seu lema é "vencer"! Sempre traça planos otimistas e lógicos, não medindo esforços para realizá-los com muito sucesso. Anfitrião delicado e habilidoso, está sempre de bem com todos, devido a sua maneira simples e gentil de ouvir a todos com ternura.



Profissionalmente "estará sempre "inspirado" para qualquer trabalho, pois acredita em seu potencial e não perde nenhuma oportunidade que surge em sua vida. Ao longo de sua existência poderão aparecer projetos envolvendo atividades que deverão ser realizadas em outros estados e países estrangeiros. Poderá ter inspiração para música e poesia.



Categoria: Anjos Príncipe: Gabriel Protege os dias: 24/05 - 05/08 - 17/10 - 29/12 - 12/03 Número de sorte: 7 Mês de mudança: julho Carta do tarô: O carro Estará presente na Terra: de 21:40 às 22:00

Salmo: 37







Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde. Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios. Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.

O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados no dia do mal, e nos dias da fome se fartarão. Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão. Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada permanente. Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada. Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam. Amem!











Abraços:

- Sanderley (aniversariante)

- Pierre

- Dalto

- Amigos do Superfácil/centro

- Antonio Luiz (Agua p/ 19-03)





- Comentários:

.IPVA – VISTORIA – SEGURO (para onde vai? Para que?)

.Cadê as notas novas de real?

. Banco do Brasil (repercussão)

. Banda – Leitão/Fátima = Calandrini x Chicona da Banda

. Aniversário do

. Dia da Poesia x Poesia na Boca da Noite

. D. Pedro x telhas

. São José e Fortaleza













segunda-feira, março 07, 2011

05/MARÇO/2011 - DEBATE POSITIVO (102.9 FM)

05 MAR –11 - D. POSITIVO
EDITORIAL:

O BRASIL CUIDA BEM DE SUAS FLORESTAS .

Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. No inicio do Século XXI,o país detém 28,3%. Dos 64 milhões de quilômetros quadrados de florestas existentes antes da expansão demográfica e tecnológica dos humanos, restam menos de 15,5 milhões, cerca de 24%. Mais de 75% das florestas mundiais já desapareceram. Com exceção de parte das Américas, todos os continentes desmataram e muito.
A Europa, sem a Russia, detinha mais de 7% das florestas do planeta e hoje tem apenas 0,1%. A África possuía quase 11% e agora 3,4%. A Ásia ja deteve quase um quarto das florestas mundiais (23,6%), agora possui 5,5% e segue desmatando no sentido inverso, a América do Sul que detinha 18,2% das florestas, agora possui 41,4%. O responsável por esses remanescentes florestais, cuja representatividade cresce ano a ano, é a Amazonia brasileira.
Paradoxalmente ao invés de ser reconhecido pelo seu histórico de manutenção da cobertura florestal o país vem sendo severamente criticado pelos campeões de desmatamento e paulatinamente alijado da própria memória.
A preocupação com a preservação florestal no Brasil vê de longa data. Em 1550 já havia uma lista de arvores reais, protegidas por lei, o que deu origem à expressão “madeira-de-lei”.
O Regimento do Pau Brasil, de 1600, estabeleceu o direito de uso sobre as arvores mas não sobre as terras, consideradas reservas florestais da coroa. Elas não podiam ser destinadas à agricultura. A exploração racional do pau Brasil manteve boa parte da floresta atlântica até o final do Seculo XIX e não foi a causa do seu desmatamento, que se deu bem depois.
O mesmo ocorreu com os manguezais, um alvará real de Dom José I, em 1760,os protegeu. Pertencia à Coroa toda mata à borda da costa, de rio que desembocasse mediatamente no mar ou que permitisse a passagem de jangadas transportadoras de madeira.
Em 1808, D. João VI criou a primeira unidade de conservação florestal, o Real Horto Botânico do Rio de Janeiro. Uma ordem, de 9 de abril de 1809, deu liberdade aos escravos que denunciassem contrabandistas de pau Brasil. O decreto de 3 de agosto de 1817 proibiu o corte de arvores nas áreas circundantes às nascentes do rio Carioca.
Portanto o desmatamento no Brasil é fenômeno do século XX.o que não se pode ignorar é que 99,7% das florestas primárias européias viraram cidades, cultivos e plantações comerciais. Com invejáveis 69,4% de suas florestas primitivas (e mais de 80% da floresta amazônica), o Brasil tem muita autoridade para tratar desse tema.


ANIVERSARIANTES DO DIA:
.05 – Martinho
.06 – Ewerton (Cristina) = Vitor (Cleiton) = Prof. Lúcia Cambraia grupo da amizade) = MARICÉLIO (CRECHE).
.09 – Patricia (Zeider).

HARAHEL


O Anjo HARAHEL ajuda a curar problemas nos órgãos reprodutores, principalmente femininos, favorecendo a vida longa, sem problemas de saúde. Torna as crianças obedientes e respeitosas com os parentes, colegas de estudo, professores e pais
Quem nasce sob a influência do anjo HARAHEL será ávido de conhecimento procurando instruir-se em todas as ciências. Será belo, possuidor de enorme carisma e se distinguirá por suas virtudes: nobreza de espírito, humor agradável e valentia. Na idade madura, de forma inesperada, ganhará dinheiro que será usado, em parte, para a missão que deverá cumprir em sua existência terrena. Terá bom relacionamento familiar, vivendo em harmonia com os filhos.

Profissionalmente fará operações comerciais bem sucedidas. Será um ótimo profissional na área de finanças e administração, podendo através do estudo, tornar-se respeitado.
Categoria: Arcanjos Príncipe: Mikael Protege os dias: 17/05 - 29/07 - 10/10 - 22/12 - 05/03 Número de sorte: 7 Mês de mudança: julho
Carta do tarô: O carro Estará presente na Terra: de 19:20 às 19:40

Salmo: 112

Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer!A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. Bens e riquezas há na sua casa; e a sua justiça permanece para sempre.
Aos retos nasce luz nas trevas; ele é compassivo, misericordioso e justo.
Ditoso é o homem que se compadece e empresta, que conduz os seus negócios com justiça; pois ele nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna. Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários. Espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça subsiste para sempre; o seu poder será exaltado em honra. O ímpio vê isto e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos ímpios perecerá. Amém!

ABRAÇOS:
-IRAÇU COLARES E “QUANDO O AMAZONA CORRIA PARA O PACIFICO”
-PROF.VITÓRIA CHAGAS E SR.SANTA CRUZ
- A TODOS DO “OESIA NA BCA DA NOITE”
- AO REGINALDO
- AO MARCIO E FÁBIO – SR.PIRES.
-AO AMIGO EULER SILVA (EM ALGUM LUGAR NO MUNDO)


COMENTÁRÍOS:

. HOMENS DO ASFALTO NA FAZENDNHA
. OUTOS GRANDES BURACOS NAS RUAS (UMA ASESSORIA PARA OIENTAR O REFEITO DE ONDE ESLES ESTÃO)
.AMPREVI – CADÊ O DINHEIRO?
.POLICIA MILITAR NA ORLA
. CASA DO REGINALDO

PENSAMENTO:
Pela falta de um prego perdeu-se uma ferradura;
Pela falta de uma ferradura perdeu-se um cavalo;
Pela alta de um cavalo perdeu-se um cavaleiro;
Pela falta de um cavaleiro perdeu-se uma batalha.
Assim, perdeu-se uma guerra e u reino.
tudo por falta de um prego!