Translate

terça-feira, fevereiro 09, 2010

O AMAPÁ AGRÍCOLA - EM BUSCA DE UM MODELO

Vamaos viajar e trotar pelos campos de produção agrícola do Estado do Amapá. atenção para o que voce vai ver nessa primeira série de quarenta fotografias.  




Aconstrução de postos de saude é uma realidade apareente, normalmente depois de prontos a questão se deslocará para contratação de técnicos para operacionalizálos. Não tem sido facil interiorizar mão de obra espacielizada na Amazônia tendo por base a oferta salarial unificada no Brasil.



Sempre que chegávamos numa comunidade rural, primeiro nos apresentavámos aos seus lideres e após saíamos para o trabalho.


Esse é o padrão dos peque nos roçados na terra firme., é predatório e de baixa produtiidade, mas é o que tem sido possível para a susbsistencia familiar. Esgotado o terreno abre-se outro lote ou vai-se estabelecer na periferia urbana - o que tem sido pior ainda.


Contudo, mesmo abandonados de toda sorte alguns agricultores conseguem demonstrar que..."em se plantando...". Esse milho é de muito boa qualidade e ótima produtidade - foi plantado na encosta do morro. 






Nenhum comentário: