Translate

quinta-feira, agosto 12, 2010

É ETERNA.

QUAL O SENTIDO DE LITERATURA?




Entrou um e-mail interessante em minha caixa postal eletrônica, perguntava: Qual o sentido de fazer e ler literatura hoje? Intimamente comecei a responder: começo não respeitando o papel em branco preenche-o como agora. Preenchido, leio, digito, encaminho para publicação passo a torcer para que alguém leia. Só com isso, penso, fiz literatura.

Já o livro é coisa mais do leitor que do escritor, que o toma como material de sua investigação íntima, muitas vezes um “baú” de respostas para as suas indagações mais profundas ou vagas. Portanto, o livro é a essência da expressão literária: linguagem.

Quanto a mim, continuo a me responder, escrevo porque gosto e leio para existir o mais próximo possível do vasto mundo que a literatura cria e sustenta. Ouço radio muitas horas num dia, tudo, praticamente tudo o que dizem os locutores foi e está escrito.

Ontem mesmo recitava-se num programa de radio: “...vendo o corpo de Cristo banhado em tanto sangue sei por quanto Deus me comprou, reconhecendo meus pecados sei por quanto me vendi”. “Não é terrível a morte pela vida que acaba, senão pela eternidade que começa. Não é terrível a porta por onde se sai; a terrível é a porta por onde se entra. Se olhais para cima, uma escada que chega até o céu; se olhais para baixo, um precipício que vai parar no inferno, e isto incerto.” – É literatura do Pe. Antonio Vieira.

O telejornalismo é literatura diária, assim como algumas imagens que o complementa no sentido da interação escritor-leitor-telespectador. É boa literatura. A musica é quase literatura pura, fundamenta-se em letra e partitura. Cantar, portanto, é uma forma melodiosa de recitar símbolos literários. Os compositores são escritores iniciadores da musica: quanto melhor, melhor.

Dramaturgia é campo da predominância literária, imagino que atores e atrizes antes tiveram que ler muito a literatura feita por Dias Gomes para então interpretar seus personagens. Mais, muito mais teríamos aproveitado se antes de ver tivéssemos lido o O Bem Amado.

Semana passada a Dra. Maria Teresa Renó nos contou, aqui no Diário do Amapá, que a sua história ainda se acha imbricada ao proveito do livro que “roubou” para ler. Seu relato é a melhor resposta para a pergunta titulo desse artigo.

E o cinema, quantos filmes entram em nossas vidas? Antes da vídeo-imagem, a literatura: alguém escreveu para a interpretação de diretores, atores e atrizes.

As religiões são, todas, difusoras da literatura que captou e guardou a palavra divina. Jornais, revistas, impressos em geral, são literatura e arquivos literários. A internet é o espaço onde se manifestam literatos modernos – os que escrevem e os que lêem.Tuiteiros estão fazendo larga literatura. É eterno o sentido da literatura, já a qualidade...

Nenhum comentário: