Translate

segunda-feira, março 07, 2011

05/MARÇO/2011 - DEBATE POSITIVO (102.9 FM)

05 MAR –11 - D. POSITIVO
EDITORIAL:

O BRASIL CUIDA BEM DE SUAS FLORESTAS .

Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. No inicio do Século XXI,o país detém 28,3%. Dos 64 milhões de quilômetros quadrados de florestas existentes antes da expansão demográfica e tecnológica dos humanos, restam menos de 15,5 milhões, cerca de 24%. Mais de 75% das florestas mundiais já desapareceram. Com exceção de parte das Américas, todos os continentes desmataram e muito.
A Europa, sem a Russia, detinha mais de 7% das florestas do planeta e hoje tem apenas 0,1%. A África possuía quase 11% e agora 3,4%. A Ásia ja deteve quase um quarto das florestas mundiais (23,6%), agora possui 5,5% e segue desmatando no sentido inverso, a América do Sul que detinha 18,2% das florestas, agora possui 41,4%. O responsável por esses remanescentes florestais, cuja representatividade cresce ano a ano, é a Amazonia brasileira.
Paradoxalmente ao invés de ser reconhecido pelo seu histórico de manutenção da cobertura florestal o país vem sendo severamente criticado pelos campeões de desmatamento e paulatinamente alijado da própria memória.
A preocupação com a preservação florestal no Brasil vê de longa data. Em 1550 já havia uma lista de arvores reais, protegidas por lei, o que deu origem à expressão “madeira-de-lei”.
O Regimento do Pau Brasil, de 1600, estabeleceu o direito de uso sobre as arvores mas não sobre as terras, consideradas reservas florestais da coroa. Elas não podiam ser destinadas à agricultura. A exploração racional do pau Brasil manteve boa parte da floresta atlântica até o final do Seculo XIX e não foi a causa do seu desmatamento, que se deu bem depois.
O mesmo ocorreu com os manguezais, um alvará real de Dom José I, em 1760,os protegeu. Pertencia à Coroa toda mata à borda da costa, de rio que desembocasse mediatamente no mar ou que permitisse a passagem de jangadas transportadoras de madeira.
Em 1808, D. João VI criou a primeira unidade de conservação florestal, o Real Horto Botânico do Rio de Janeiro. Uma ordem, de 9 de abril de 1809, deu liberdade aos escravos que denunciassem contrabandistas de pau Brasil. O decreto de 3 de agosto de 1817 proibiu o corte de arvores nas áreas circundantes às nascentes do rio Carioca.
Portanto o desmatamento no Brasil é fenômeno do século XX.o que não se pode ignorar é que 99,7% das florestas primárias européias viraram cidades, cultivos e plantações comerciais. Com invejáveis 69,4% de suas florestas primitivas (e mais de 80% da floresta amazônica), o Brasil tem muita autoridade para tratar desse tema.


ANIVERSARIANTES DO DIA:
.05 – Martinho
.06 – Ewerton (Cristina) = Vitor (Cleiton) = Prof. Lúcia Cambraia grupo da amizade) = MARICÉLIO (CRECHE).
.09 – Patricia (Zeider).

HARAHEL


O Anjo HARAHEL ajuda a curar problemas nos órgãos reprodutores, principalmente femininos, favorecendo a vida longa, sem problemas de saúde. Torna as crianças obedientes e respeitosas com os parentes, colegas de estudo, professores e pais
Quem nasce sob a influência do anjo HARAHEL será ávido de conhecimento procurando instruir-se em todas as ciências. Será belo, possuidor de enorme carisma e se distinguirá por suas virtudes: nobreza de espírito, humor agradável e valentia. Na idade madura, de forma inesperada, ganhará dinheiro que será usado, em parte, para a missão que deverá cumprir em sua existência terrena. Terá bom relacionamento familiar, vivendo em harmonia com os filhos.

Profissionalmente fará operações comerciais bem sucedidas. Será um ótimo profissional na área de finanças e administração, podendo através do estudo, tornar-se respeitado.
Categoria: Arcanjos Príncipe: Mikael Protege os dias: 17/05 - 29/07 - 10/10 - 22/12 - 05/03 Número de sorte: 7 Mês de mudança: julho
Carta do tarô: O carro Estará presente na Terra: de 19:20 às 19:40

Salmo: 112

Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer!A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. Bens e riquezas há na sua casa; e a sua justiça permanece para sempre.
Aos retos nasce luz nas trevas; ele é compassivo, misericordioso e justo.
Ditoso é o homem que se compadece e empresta, que conduz os seus negócios com justiça; pois ele nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna. Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários. Espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça subsiste para sempre; o seu poder será exaltado em honra. O ímpio vê isto e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos ímpios perecerá. Amém!

ABRAÇOS:
-IRAÇU COLARES E “QUANDO O AMAZONA CORRIA PARA O PACIFICO”
-PROF.VITÓRIA CHAGAS E SR.SANTA CRUZ
- A TODOS DO “OESIA NA BCA DA NOITE”
- AO REGINALDO
- AO MARCIO E FÁBIO – SR.PIRES.
-AO AMIGO EULER SILVA (EM ALGUM LUGAR NO MUNDO)


COMENTÁRÍOS:

. HOMENS DO ASFALTO NA FAZENDNHA
. OUTOS GRANDES BURACOS NAS RUAS (UMA ASESSORIA PARA OIENTAR O REFEITO DE ONDE ESLES ESTÃO)
.AMPREVI – CADÊ O DINHEIRO?
.POLICIA MILITAR NA ORLA
. CASA DO REGINALDO

PENSAMENTO:
Pela falta de um prego perdeu-se uma ferradura;
Pela falta de uma ferradura perdeu-se um cavalo;
Pela alta de um cavalo perdeu-se um cavaleiro;
Pela falta de um cavaleiro perdeu-se uma batalha.
Assim, perdeu-se uma guerra e u reino.
tudo por falta de um prego!

Um comentário:

euler disse...

Cezinha....
estou na africa. achei muito oportuno esse seu artigo....o mundo acha, ou pensa que nós agora somos os responsaveis pala salvação da humanidade...quando eles puderam desmatar, sem essa febre de ecologismo, assim o fizeram e ninguem nunca contestou....é chegada a nossa hora.....mas eu estou aqui na africa e acompanho tudo por ai...vida que segue...grande e saudoso abraço

PS. sou contra o desmatamento..mas nao sou contra o progresso..