Translate

terça-feira, abril 16, 2013

PARTICIPE – OUÇA – ASSISTA.



 Na próxima quinta feira,18/04, ocorrerá aqui em Macapá mais uma Audiência Pública, convocada pelo Deputado Eider Pena. Também a Assembléia Legislativa está muito incomodada com os resultados do tratamento dispensado aos doentes de câncer na rede de saúde pública no Amapá.
A expectativa para essa audiência publica é muito grande, no entanto suas consequências são totalmente imprevisíveis. Dependerão do nível de interesse da população, da insuportável tolerância para o lamentável estado de abandono a que está submetido o subsistema UNACON/SUS/Amapá, e principalmente de mais impunidade.
Terei participação direta em mais essa Audiência Pública, como representante dos doentes de câncer no Amapá – sou seu “embaixador”.
Pronunciarei lá Assembléia Legislativa um novo discurso sobre o tema, dessa vez dando publicidade à minha desesperança numa necessária e urgente reversão do sistema. Em mesmo grau vou manifestar minha confiança de que o Poder Legislativo decidiu encerrar esse triste período de nossa história.
Dessa vez, terminando a cerimônia, quero deixar lá na tribuna e nos anais da Assembléia Legislativa toda dor que em mim se impregnou com a descoberta e tratamento do câncer. Quero, apenas, extrair dos deputados força, muita força para prosseguir e intensificar, sem desânimos, a luta por mudanças nessa dolorosa realidade do câncer em todo e qualquer palmo de chão amapaense.
Ainda hoje me consultei e conversei com o Dr. Benjamim Barbosa, valoroso oncologista que nos tem assistido a todos. Estamos de acordo que o câncer aqui te apenas quatro eventuais momentos: diagnostico, cirurgia em alguns casos, quimioterapia e, radioterapia quando e se possível no estreitíssimo processo TFD (tratamento fora de domicilio).
O resto – consultas e exames médicos amiúde, nutricionistas, alimentação e alimentos especiais, psicólogos, fisioterapeutas, remédios, repouso monitorado é só para alguns poucos privilegiados por domínio de planos de saúde, posses, capacidade financeira, amizades ou relacionamentos pessoais importantes, poder político, etc.
Numa perspectiva otimista estamos dentro de espectro de probabilidade para 70% de perdas fatais entre nós, doentes ligados ao subsistema UNACON/SUS/Amapá.
Também tem peso significativo a ignorância e o preconceito. Relatei ao Dr. Benjamim o caso de Maria e Maria, mãe e filha - Maria filha lutando ferozmente contra o câncer de mama, que a tem debilitada.
No momento da visita que lhe fazíamos (Maria mãe à cabeceira da mesa), Maria caiu num choro doído e comovedor. Chorando nos disse que precisava de um abraço da mãe, da presença dela no seu quarto e leito de convalescença. Disse-nos que “mamãe acha que vai pegar câncer se tocar em mim”.
Triste, não é mesmo? Varias vezes ouvi depoimento assim... triste! As famílias, as escolas, as igrejas,os clubes sociais e serviços, a própria Justiça no Amapá estão muito distantes dessa realidade.
Os representantes do povo também; em vinte e dois anos de funcionamento da Assembléia Legislativa no Amapá, só agora, nessa legislatura ousou-se na sua institucionalidade pronunciar a palavra câncer, discutir câncer, revoltar-se contra o câncer que segue roendo seriamente a nossa sociedade.
Contudo, a engrenagem começou a rodar.sinto enorme felicidade em perceber que não há força o Amapá capaz de pará-la. Não vamos vencer o câncer, bem sei. Mas vamos enfrentá-lo com dignidade, suportá-lo com dignidade, e mesmo sucumbir a ele com dignidade. Isso tem nos faltado.

Obs: A Audiência Publica começará às 9 horas do dia 18/04, será transmitida pela Radio 99.9 FM e pela televisão legislativa Canal 19.
.....DÊ ATENÇÃO A ISSO. NUNCA DESISTA DE NOS AJUDAR......   

     

Nenhum comentário: