Translate

domingo, fevereiro 26, 2012

EU QUE O DIGA., E VOCE?


VIDA E SAÚDE: UM DESEJO DE TODOS.



Viver bem e ter saúde é um anseio fundamental do ser humano. Trata-se de uma das aspirações mais universais. Independente de credo, cultura a nacionalidade. Interessa a todos sem distinção, prova disse são as conhecidas expressões: “muitos anos de vida”, “parabéns”, “muita saúde”, etc.

A saúde alem de ser por excelência uma expressão de qualidade de vida, para os cristãos é fundamentalmente um dom precioso do Deus da vida. É uma semente divina a ser cultivada com esmero e carinho, para que possa viver dignamente.

A doença, o sofrimento e a morte são o outro lado da medalha. Expressam a nossa fragilidade e constituem grande desafio a ser assumido na fé cristã, pois são companheiros inseparáveis de nossa jornada, intrometendo-se em nossos planos quando menos esperamos.

Infelizmente existe muita doença e sofrimento cuja causa é a própria ação e/ou omissão humana. Situamo-nos num contexto profundamente hostil à vida, onde proliferam terrenos inóspitos que sufocam e não deixam germinar, crescer e frutificar a semente da vida.   

Ainda hoje se mata por ódio, violência e vingança, que decretam o fim da vida de tantos semelhantes indefesos jogados à margem do banquete da vida e, por incrível que pareça, julgados culpados por sua própria desgraça. Ou ainda pela falta de infraestrutura mínima que garanta um viver digno, como de moradia, educação, salário justo, lazer, terra e acesso aos serviços de saúde.    

É urgente dar um basta a toda essa espiral de indiferença e pessimismo perante a vida. É hora de sermos semeadores de esperança e testemunhas de solidariedade libertadora. Importa lembrar sempre que o amor e o cuidado para com os doentes são sinal por excelência de como nós cultuamos a Deus e valorizamos a própria ida.

Pe. Anisio Baldessin (Texto publicado em O Domingo – Semanário Litúrgico-Catéquetico)    


Nenhum comentário: