Translate

segunda-feira, abril 08, 2013

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER



Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Em tese seria um dia mais dos que estão doentes, dos médicos e enfermeiras oncologistas, mas infelizmente não é assim: é um dia para todos.
É dia dos familiares e amigos dos que estão doentes, e também dia dos que virão a adoecer. O câncer tem essa dimensão, esse alcance futuro.
Já conto dois anos exercitando as mais inusitadas experimentações que o vasto mundo oncológico tem submetido meu corpo. Sofrimento e aprendizado é o novo mundo que se abriu para mim. 

Maio de 2011: recém saído da UTI eu recebia os valiosos cuidados do Dr. Carlos Walter Sobrado Junior.
Quem sou eu, como estou? Analogamente sou um soldado lutando numa guerra em terreno estranho. À maneira de um soldado guerreiro sonho conquistas e glórias. Sonhando sigo lutando à custa de muitos medos, avanços, recuos, sofrimentos, dores incríveis, choros, vômitos, diarreias, longas noites acordado, saudades, preocupações com a família, nervosismo, aflições, impaciência, às vezes desanimo.

Minha mãe, aos 86 anos, viajou de Minas a São Paulo. De repente abri os olhos e diante de mim estava um anjo: ela.
Muito disso decorre das batalhas que travamos aqui no Amapá: duríssimas de enfrentar, porém de enfrentamento inadiável. A inexistência de hospitais especializados e de centro médico de referencia nos leva a não contar com suficientes médicos e enfermeiras especializados nos diferentes tipos de câncer; não temos radioterapia, frequentemente faltam remédios especiais nas farmácias publicas e privadas; não há dados estatísticos para subsidiar decisões e planejamentos. Não há, também, a rede interativa inter hospitais locais, que funcionando, aumente as chances de cura.
Foto: Me Ajudem A Ajudar Essa Menina! Por Favor Compartilhem Até Chegar Ao Luciano Huck. Tenho a Certeza De Que Irá Chegar Até Ele. Compartilhem , Não Finja Que Não Estavendo. Compartilhem Por Favor. Ela É De Nova Iguaçu. 
Mensagem que recebi: “Me ajudem a ajudar essa menina! Por favor compartilhem até chegar ao Luciano Huck. Tenho a certeza de que irá chegar até ele. Compartilhem, não finja que não está vendo. Compartilhem por favor. Ela é de Nova Iguaçu.
 O que se faz em termos de prevenção não é muito, na verdade quase nada além de breves e sazonais campanhas midiáticas – ressalvadas as tímidas iniciativas pragmáticas para alguns tipos de câncer.
Vamos mudar esse estado de coisa aqui no Amapá, talvez já possamos dizer que há uma “revolução” em curso: O Ijoma, através do Pe. Paulo esgotou ontem uma agenda no Hospital do Câncer de Barretos e no dia de hoje faz o mesmo no Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro. Seguirá para Brasília em busca de apoio político e retornará a Macapá para participar da Audiência Pública na Assembléia Legislativa, que no próximo dia 18 discutirá um encaminhamento definitivo para o significado cruel e doloroso do câncer entre nós.
O dia de hoje terminará daqui a horas., na sei dizer se alguma reação provocou por aqui, mas sei dizer que nada tínhamos para comemorar. Contudo, ainda insisto em dizer: amigos e amigas não nos escondamos da nossa difícil realidade que ora enfrentamos aqui. Não aceite o câncer, ajude a enfrentá-lo, lute contra ele, reaja em nome das crianças e jovens que estão sob nossa responsabilidade.


2 comentários:

Deusa disse...

Isso mesmo Cesar! Acabei de vir da casa de uma amiga que está com essa doença. Fiquei feliz por saber que você, ontem, lhe fez uma visita.
É necessário que conversemos sobre isso. Que falemos das possíveis maneiras de prevenção e que fiquemos ao lado de quem está sofrendo, tanto o acometido pela doença, como a família. Não sei como ajudar a não ser ficar ao lado e compartilhar o meu carinho e a minha alegria de viver, mas quero fazer mais. Quero falar com você, deixa o teu telefone na caixa de mensagens do facebook.
Um grande abraço, Cesar!

Anônimo disse...

Infelizmente essa doença existe e faz muitas vítimas... Mas cremos no senhor Jesus . Cesar, espero muito pela sua recuperação. soube que o senhor será mais uma vez avô de um neto do seu filho danilo, e isso é uma benção. Que ele venha com toda saúde e que possa te trazer muita felicidade e esperanca. Crianças são benção e luz na vida de quem a recebe com amor. Que Deus continue a olhar por todos que estão na luta contra essa doença.