Translate

sexta-feira, maio 29, 2020

UM É SORTE ,,,,, OS DEMAIS ......

César Bernardo - maio/2020
As falas diárias do presidente Bolsonaro são inveteradas.... reticências, porém, nunca o nada levando a lugar nenhum. Os que têm o costume do palavrão como pigarro ou virgula podem substituir os pontinhos com a facilidade que oferece o largo espectro vocabular. Ele se anula quando fala, se auto asfixia apertando demais o nó da gravata. 
Mas é um homem de sorte, tem muita gente que o conhecia bem antes ou o conhece melhor agora e mesmo assim o compra. O novo Bolsonaro bem que poderia ganhar na imprensa que ele tanto ofende a similaridade na identificação como o que se faz e porque se faz com o Coronavirus. Não para ofendê-lo, claro, afinal é o presidente de todos os brasileiros, mas para explica-lo com pouquíssimas palavras.
Diz-se novocoronavirus19 justamente para evitar maiores explicações sobre os tantos outros antes identificados, todos perigosos de alguma forma. O sub família Orthocoronavirinae da família Coronaviridae tem seu rabinho preso com morcego, boi, cavalo, alpaca, cobra, camelo, humanos – um vírus corona diferente para cada um. 
Analogamente se o jornalismo profissional cismasse em se referir ao presidente como o novo Bolsonaro apenas o estaria descolando do Bolsonaro político que passou vinte e oito anos como deputado federal, derivando de si um Bolsonaro vereador, outro Bolsonaro deputado federal, outro Bolsonaro senador e ele próprio Bolsonaro presidente. Todos políticos, porém, diferentes entre si.
Diz a literatura jornalística que durante seus 28 anos de mandato na Câmara dos Deputados o Bolsonaro Jair teria apresentado 170 (cento e setenta) projetos de lei, feito que poderia tê-lo distinguido muito, a ponto de credencia-lo para a Presidência da República. Porém, apenas dois desses projetos foram aprovados, os restantes cento e sessenta e oito foram recusados por falta de qualidade.
Seletivamente os projetos do deputado federal Jair Bolsonaro tinham predileção para pautas quase que exclusivamente referentes aos militares, segurança pública, símbolos nacionais. Um de seus apenas dois projetos aprovados em vinte e oito anos de mandato dizia respeito a autorização geral para o uso terapêutico da Fhosfhoetanolamina sintética, a chamada “pílula do câncer”. 
Vê-se, assim, que há similaridade com o Jair Bolsonaro presidente vez que não esconde, hoje, a obsessão por outra pílula milagrosa, a Cloroquina. Para ser justo diga-se que o novo Bolsonaro melhorou, pois defende com o mesmo vigor não uma, mas duas pílulas milagrosas: Cloroquina e Hidroxicloroquina.  
Ontem mesmo dizia a uma amiga que sentiu necessidade de externar seu sentimento de gratidão em relação ao que é hoje, que é enigmático o destino de cada um de nós. O de Bolsonaro é também emblemático. Um dia quis porque quis que a nação tivesse o nome do deputado Enéas Carneiro inscrito no livro dos Heróis da Pátria, por sua oposição ao comunismo. Hoje o Bolsonaro presidente mandou distribuir medalhas, transformou em Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval os doutores Abraham Weintraub, Augusto Aras, Marcelo Álvaro Antônio, Jorge Oliveira, Hélio Lopes e Luiz Philippe de Orleans e Bragança. Se sabem nadar ou para onde remam suas canoas não disse. 
Noutro momento mais adiante um pouco o Bolsonaro deputado quis a revogação da lei que obrigava todos os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer às vítimas da violência sexual um atendimento emergencial, integral e multidisciplinar para vítimas de estupro. Entendia que a medida endossava o compromisso do governo Dilma Rousseff com a legalização do aborto.
O destino, esse que o fogo determinou ao novo mundo, colocou uma fogueira acesa no caminho do ex deputado e atual presidente da República Jair Bolsonaro e deixou perto das chamas um tantão irremovível de combustíveis inflamáveis, a saber: filhos políticos com mandato, SUS e caneta com tinta para escolher e emplacar seus heróis da pátria. 
Ontem mesmo se referiu a um deles como “potencialmente” qualificado para uma vaga no STF: o Dr. Aras.  Sorte dele que já é augusto desde os primeiros dias de vida.


Nenhum comentário: