Translate

segunda-feira, junho 10, 2013

ELE SABE DESSAS COISAS. c-bernardo2012@bol.com.br



O governo Camilo tenta produzir boas noticias, mas está difícil. A qualidade dos projetos que  anuncia para já não convence. Quando fala em construir novas escolas lá vem especialistas em educação dizendo: não dá mais tempo. Se o assunto é a saúde publica aí mesmo que é ensurdecedor o grito dos especialistas: falta governo para a tarefa. Fala em segurança pública, lá no botequim da esquina tem alguém dizendo que a pasta vale menos que a Revolution. O assunto parceria com a Prefeitura de Macapá e Santana só faz desgastar o governador. O que dizer da história da FLOTA, da Zona d Livre Comercio com a marca Sarney se sobrepondo? E assim vai.
Os índios daqui estão em paz, mas há sinal de fumaça indicando que os caciques da Assembléia Legislativa querem mais que apito- e o projeto legitimo deles de reeleição? O ano que corre é o 2013/2014. Haverá um único daqueles deputados ou deputadas rejeitando reeleição ante o petróleo que está logo ali, na costa do estado? E há caciques na educação, saúde, agricultura, esporte, cultura, quase em pé de guerra com o governo, alguns com o próprio governador, outros com o PSB. São manifestações parcialmente legitimas quando se está mirando as urnas e 2014.
Diga-se: isso tudo aí acima é bobagem, o governo e o governador estão empreendendo: obras no hospital de pediatria, no hospital geral, escolas em obras ali, lá, acolá, a cidade junina já erguida, de uma hora para outra novo anúncio da inauguração do Zerão, grande plano safra na roça, marco regulatório para a exploração madeireira com “gatilho” para a Europa, etc.
Mas a questão que importa mesmo é responder a seguinte pergunta: com que honestos propósitos foram para a festa de lançamento da pré candidatura do Lucas tantos parceiros do governo e do (?)governador, todos eles  só sorrisos para o Dr. Gilberto Cassab que veio aqui ontem mais para anunciar a candidatura do que abonar ficha de filiação do Lucas no seu PSD?   
Ou, por outro lado, como explicar em favor de Cassab os salamaleques pré eleitorais na frente de câmeras e microfones? E a internet G1, a viu???
O governador sabe mais que nós, mas dizer ele não diz que o ambiente político hoje é favorável a ele. O PSOL diz que não, o partido está cozinhando a candidatura do Senador Randolf – para onde ele for o Clécio vai atrás. Ou já tem racha por lá? Randolf para Presidente com o estado cheio de placas com a imagem de Camilo pedindo votos para ele seria o cumulo da engenharia política que aplaudimos sem entender. E Dilma? E Eduardo Campos?
Pior que não há montanha russa para Camilo, ele até agora está em baixo.
Mas e as obras, não significam a curva de cima da montanha russa? Pode ser de subida demorada demais e de decida vertiginosa demais., ou seja: podem não sair totalmente do papel ou saem e não ficam prontas para o encontro com as urnas. Tem projeto de radioterapia aprovado na CNEN? “Jeitinho” ali é difícil.    
O Secretário Coutinho da Infraestrutura está dizendo que vai sim, dinheiro tem. Falta de tato, pois essa frasesinha machuca (dinheiro tem falta gestão). Gestão – palavra sempre mágica – que acabará explicando grandes obras nos dois maiores hospitais do estado em Macapá, dos quatro existentes: um outro é Pronto Socorro, outro Maternidade.
E tem gente doente pra valer! E se médicos, familiares, promotores, sociedade civil organizada questionar o “tudo junto e misturado” nesses hospitais? Os doentes vão para onde nos próximos dois anos?
Estamos nos esquecendo dos 2 bilhões e oitocentos milhões de reais que o governo tem para gastar? Não, mas onde entram caciques de outras tabas nessa festa? E mão de obra para transformar essa dinheirama em obras, cadê? E empresas locais com maquinário capaz de “trabalhar” por um desses bilhões, temos?
Qual o nosso espelho (o que é bom para Pernambuco é bom para nós?) ou nossa peculiaridade: tudo bem traçado - rumo, direção, planejamento estratégico, sólida base política de apoio, sociedade coesa com o governo? Onde estamos?
Quando será que sairão as sentenças judiciais que os sindicatos foram buscar na Justiça? Já tem professor na fila do banco para receber retroativo de 2004...alguns milhões tem que ser pagos sem tugir sem mugir. E se 2014 for um desaguadouro de sentenças contra?
Bom, Camilo sabe dessas coisas mais do que nós. Pode ser que o PT vá com ele apesar da orientação nacional para Sarney. Pode ser que as grandes forças políticas daqui estejam mais uma vez enganando a “oposição”.





Nenhum comentário: