Translate

terça-feira, março 15, 2016

VÉSPERA INSUPORTÁVEL.

c-bernardo2012@bol.com.br

Nada feito às pressas será o melhor que se pode fazer, mas o “time” da crônica não é o do cronista. Se deixar para amanhã outra abordagem do mesmo assunto terei que fazer já que a televisão está dizendo agora que o ex presidente Lula amanhecerá ministro. Como poderei dizer que o avisei do passo em falso se não o fizer hoje?
Janito e Zipo é um conto tipo fábula ou vice versa, fábula tipo conto, que virá publicado no próximo livro que pretendo lançar mês que vem. Estará lá para registrar no tempo minha contrariedade com um tipo de crueldade inadmissível contra certos animais – o peru, um deles.
Se não esclarecer agora poderão dizer amanhã que maldosamente fiz analogia do momento atual do Lula. Lá adiante haverá quem diga que não soube explicar sobre a quem ou a que me referia.  
Zipo é um cão, Janito o cidadão que o guia por esse mundo sem teto. O cão não admite o sacrifício animal para fins alimentares com dia e hora marcados. Não admite, para ele isso é crime.
Ele como eu não discriminamos picanha na brasa, coxinha de asa na brasa, carneiro no buraco, coelho à caçarola, peixe frito.. do jeito que se oferece traça e, como eu, nem se pergunta se o boi, frango, carneiro, coelho, peixe eram pintados dessa ou daquela cor. Estão na cadeia alimentar e pronto. No entanto, nós, Zipo e eu, queremos abolir o lado criminoso do abate animal, qual seja: amarrar no pau até que a morte o alcance.
Pense conosco na agonia do peru quando lhe metem ao bico a dose de pinga! Toma porre hoje para morrer amanhã. E o leitãozinho dos casamentos? E os frangos do natal? Não é a véspera que os exaspera?
E não é o que está ocorrendo com o ex presidente Lula? Já não avisa a presidente Dilma que o vai nomear ministro? E não é isso amarra-lo ao pau à espera de que o Juiz Federal Dr. Sergio Moro marque dia e hora em que vai degola-lo? Ou mudar de foro é mudar destino?
Se fosse Lula participar do meu conto fábula ou fábula conto poria ao final Zipo a lhe perguntar: Valeu a pena?
E o deixaria responder como se fosse ou tivesse lido Fernando Pessoa: Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas foi nele que espelhou o céu.






Nenhum comentário: