Translate

quinta-feira, fevereiro 18, 2016

ESTRELAS DOS PRESIDENTES

c-bernardo2012@bol.com.br

Agora sim, vou vestir camisa do Fernando Henrique. Com sua fotografia ainda não, só com seu nome em caixa alta. Eu sabia que esse dia ia chegar, me enganei com FHC, mas FH não me enganava.
Ainda não vou sair por aí dizendo que FH é um homem honesto nem único, que é o cara. Pode ser que por aí também me engane, mas quem sou eu para me enganar menos que o Presidente Obama do Estados Unidos? "Esse é o cara", disse ele do Lula para o mundo inteiro ver, ouvir e crer. Aliás, lembro-me ainda, o Real teve ampla valorização pós declaração do presidente sobre o presidente. Quanto ao que digo, duas ou três pessoas talvez leiam essas “mal traçadas” linhas.
O novo FH quase empata com o velho Lula, mas dá de mil a zero em Obama, sobre o qual não se leu qualquer maldadezinha ligando-o a amante, sequer mínima analogia a Clinton e sua Monica Lewinsky. Não senhor, Obama tem Michelle – prá quê amante?
O velho Lula, nesse caso, é mais a direita. Aí o colocou a grande imprensa toda vez que discorreu sobre as qualidades da Sra. Rosemary Noronha, celebrizada Chefe do Escritório da Presidência da República em São Paulo até fins do ano treze desse século.
Sou então, a partir de agora, henriquista porque o ex presidente Fernando Henrique acaba de transformar assunto velhíssimo em assunto novo. Recentemente o país consumiu meses discutindo a separação do casal Chimbinha-Joelma e agora começa discutir Mirian Dutra-Fernando Henrique; o protagonista da história é ele.
Não vou grafar na camisa, mas vou sempre explicar que a uso porque FH vem de demonstrar garbosamente que um amante pode ser presidente do Brasil. Mas pode também demonstrar que um presidente pode ser um amante - o que não tem nada a ver com bigamia. Com a Globo vá lá que seja, mas há que provar.
Só me afastarei da nova camisa se ele, FH, vier a demonstrar que foi melhor escritor do que presidente e amante ou amante e presidente. Quanto a ser bom pai ou não, nada a ver – paternidade é uma instituição constitucional.
Já de Mirian Dutra, queiram desculpar, não usarei nem tarja no braço ou lacinho preso por alfinete no bolso da camisa. Afinal, a Mirian o que é de Mirian, o mundo inteiro a viu brilhar por longos trinta e poucos anos atrás de um mesmo microfone. O que posso eu acrescentar?
Todavia, e em que pese como pesa minha admiração ao FH, dessa vez sua aventura plantou uma pequena séria dúvida bem sobre minhas convicções: Eduardo Cunha e ele combinaram buscar no firmamento Globo as suas estrelas?     


Nenhum comentário: