Translate

quarta-feira, julho 24, 2013

O BRASILEIRO É CONTRA A DEMOCRACIA.



c-bernardo2012@bol.com.br
Provavelmente teremos no Brasil uma “era” pós Francisco, o Papa que acalmou um pouco as ruas brasileiras. Essa temporada pós não é uma invenção sem pé nem cabeça, tem fundamento científico e respaldo num grande ou maior instituto latino-americano do gênero: Corporação Latinobarômetro, Ong com sede em Santiago do Chile.
Desde de 1995 que dados dessa corporação estão dizendo que o brasileiro não quer a democracia. Não sei por que a imprensa brasileira não põe às claras esses números, não abre sobre e com base neles o devido debate.
A face demagógica da nação não perde oportunidade na mídia para apoiar as reivindicações que as ruas estão colocando dentro dos palácios: “é preciso ouvir o clamor popular”. A verdadeira face nacional, no entanto, tem mostrado a violenta (tolerada) ação de “vândalos infiltrados no movimento”.
Vejamos o que disseram os números da corporação Latinobarômetro numa serie, de 1996-2004, que avaliou o apoio popular à democracia em 18 países latino-americanos: 46% dos argentinos e 33% dos uruguaios aceitavam um regime não democrático e no Brasil esse numero estava em 54%. Mais preocupantes foram os números de aprovação, satisfação com a democracia: 28% no Brasil, 34% na Argentina e 45% no Uruguai.
Costa Rica apareceu como o país latino americano com o maior grau de satisfação, com 48%, o menor coube ao Peru, com apenas 7%.
Aliás, sobre isso e sobre esses números, em 2005 o Senador Sarney alertou os políticos sobre a responsabilidade de que se achavam investidos.
Em 2011 o jornal Folha de São Paulo discutiu o assunto a partir dos números publicados na 16ª edição da pesquisa Latinobarômetro.
Escreveu o jornal: “...o índice de apoio dos brasileiros à democracia diminuiu nove pontos percentuais de 2010 para 2011. A queda do apoio à democracia no Brasil (de 54% para 45%) é mais acentuada do que a média da região, que caiu de 61% para 58%, após quatro anos de aumento...”.
Os números da Corporação Latinobarômetro são vastos, de fácil acesso e podem estar a merecer melhor tratamento da imprensa brasileira. Dizem por exemplo que apesar de o Brasil ser um dos países latino-americanos mais críticos em relação à democracia, 66% dos entrevistados não apoiariam de forma alguma um governo militar. É o décimo país da lista encabeçada pela Costa Rica, onde 90% rejeitam essa forma de governo.
O estudo também mostrou que a reeleição é vista com bons olhos na America Latina, com aprovação de 77%.   
Hoje mesmo, enquanto escrevia esse artigo, a televisão Globo demonstrou mais uma vez que é falsa, arranjada, a acusação da Policia Militar do Rio de Janeiro contra um rapaz chamado Bruno preso por “portar” uma mochila recheada de coquiteis molotov.
Um pouco antes ou assim que o Papa Francisco deixar o Brasil as ruas brasileiras deverão voltar a rugir: democraticamente contra a democracia?






Nenhum comentário: