Translate

terça-feira, maio 08, 2012

ESQUISITÃO OU ESQUISITINHOS?



Bichinho esquisito esse, e para piorar seu descritor - padrinho amigo da onça - o denominou Ardvark (aarde=terra – vark=porco). Não podia o bichinho já sair com o simpático nome: Porco da Terra?
Não porque ardvark é palavra africâner. E não porque tem muito porco bonito chafurdando por aí. Mas o esquisitinho aí tem lá sua importância cientifica: é único representante da família Tubulidentata, do gênero Oryteropus, da espécie afer.  
Procurei e ainda não encontrei no meu arquivo um artigo que anos atrás escrevi e publiquei tentando explicar o que há de anta no elefante e de elefante na anta, visto que por fora (fenotipicamente) parecem ambos mal feitos ou no mínimo mal acabados: tromba e orelhas cresceram demais num e estagnaram noutro. Pior, o rabo não é bom rabo em nenhum deles.  
 Esquisitão aqui
Nessa linha de raciocínio - quando me permiti cavalgar a cultura inútil e ainda servi-la aos meus leitores - acabei não explicando nada sobre elefantes e antas. Mas gostei do quanto envolvi os leitores num assunto desinteressante. Logo, desculpem meus visitantes do blog e do face, e o próprio ardvark (muito feiozinho): esse é um porco muito mal acabado, um coelho exagerado, um tamanduá disfarçado, com unhas de tatu emburrado, todos juntos dentro de couro de elefante enrugado.
  Esquisitinhos cá
Portanto nada de descartes porque esse zinho aí, como o porco,  gosta de se enterrar na lama; como o tamanduá, se alimenta exclusivamente de cupins e formigas, é mamífero...
Não sei porque a imagem desse "ardvarkinho" não me remeteu à fábula dos Tres Porquinhos. Imaginei-o enfeitado com rodelas de cebola, azeitonas, e uma fruta na bocarra.... talvez uma abobrinha de pescoço.
E você?

Nenhum comentário: