Translate

sexta-feira, maio 11, 2012

VALE PENA DIFUNDIR


Cirurgias reparadoras devolvem autoestima às vítimas de escalpelamento

Brasília, Gab. Dep. Janate Capiberibe – Cinco anos após as mulheres vítimas de escalpelamento saírem do anonimato, quando participaram da II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) apresentou o projeto que se tornou a Lei 11.970/2009 (que torna obrigatória a proteção no volante e eixo das embarcações como forma de prevenir e erradicar os acidentes ribeirinhos com escalpelamento), acontece no Amapá o maior mutirão de cirurgias plásticas reparadoras já realizado no país.
Com recursos do Governo do Estado do Amapá e convênio com a Defensoria Pública da União (DPU) e Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP), 62 pacientes estão sendo operados: 60 mulheres e dois homens, todos adultos. Além destes, cinco crianças receberão tratamento custeado pelo Governo do Estado, em convênio com a DPU e SBCP, no Estado de São Paulo.
Os médicos, todos voluntários, trabalham sem cobrar pelos procedimentos. O custo das cirurgias, transporte, hospedagem e alimentação dos pacientes e seus acompanhantes e dos médicos está sendo pago pelo Governo do Estado do Amapá, através das Secretarias de Saúde e de Inclusão e Mobilização Social.
As cirurgias acontecem dias 11 e 12, em quatro centros cirúrgicos no Hospital São Camilo e três no Hospital Alberto Lima, com equipe de apoio, enfermagem, instrumentadores e médicos anestesistas. Dia 13, a equipe fará visitas médicas aos pacientes.
No Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) foram realizados atendimentos ambulatoriais e preparativos para as cirurgias, como as consultas pré-operatória e anestésica e acompanhamento por equipe multidisciplinar. O pós-operatório será monitorado por psicólogas e médicos durante o período de recuperação, além de atividades na Casa de Acolhimento realizadas pela equipe técnica da Secretaria de Saúde chamada “Libélulas”.
Na quinta, 10, o governador Camilo Capiberibe recebeu os 41 médicos da SBCP, além dos oito anestesistas, sendo  cinco do Amapá, e um neurologista, a defensora pública Luciene Strada, a presidenta da Associação das Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento da Amazônia Rosinete Serrão  e a deputada federal Janete Capiberibe no Palácio do Setentrião.

Nenhum comentário: