Translate

domingo, maio 06, 2012

MEXA-SE


O FALCÃO ACOMODADO


A dengue em Macapá também é caso sério, mas depende dos olhos de quem precisa vê-la. É como nuvem: ora de um jeito ora de outro. Ou seja, o governante a vê de um jeito: “O atual Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa),            aponta Índice de Infestação Predial (IIP) de 1,7% e Índice de Breteau (IB) de 2,00%, caracterizando situação de médio risco em queda. O primeiro realizado no mês de janeiro apresentou IIP de 3,5% e IB 4,1% o que representa médio risco. Já no segundo ciclo, em abril, houve uma alta do índice, IIP e IB de 4,1%, passando a situação do município para alto risco e em maio, no terceiro ciclo os dados apresentaram IIP de 2,0% e IB de 2,3%, voltando a cair para médio risco”.
Conversa-se com um médico verdadeiramente de pátio de hospital e houve-se dele que a coisa está feia., não há mais leitos disponíveis para novos doentes.


O que fazer com e contra a dengue os que moramos num cidade quase que inteiramente cercada de grandes áreas deprimidas, o ano inteiro submersas, densamente habitadas, com as aqui entre nós denominadas ressacas?
Como primeira resposta prefiro ficar com a parte inicial do espetacular texto do artigo pastoral de Dom Pedro (O Falcão Acomodado), publicado hoje na imprensa local (aqui do lado você pode lê-lo clicando em diáriodoamapa e, aberto o jornal clicar em Artigos).
 
É um resposta filosófica que serve a nós e quem sabe a todos., diz   
“Um grande rei ganhou de um amigo dois filhotes de falcão. Imediatamente os entregou ao mestre encarregado da criação desses pássaros para que, depois de crescidos e adestrados, servissem durante as suas aventuras de caça. Depois do tempo necessário, o mestre comunicou ao rei que um dos dois falcões estava perfeitamente pronto para as caçadas.
– E o outro? – perguntou o rei.
– Lamentavelmente o outro tem um jeito meio esquisito. Talvez tenha alguma doença rara que não conhecemos: nunca sai do galho da árvore onde foi colocado desde os primeiros dias. Nós mesmos temos que levar comida para ele.

O rei convocou os melhores veterinários, médicos e curandeiros do reino, mas ninguém conseguiu fazer com que o falcão saísse do lugar. Generais, conselheiros da corte e cientistas tentaram também, mas o falcão continuava firmemente empoleirado no galho. Dia e noite, o rei o olhava pela janela e o via imóvel, sempre no mesmo lugar. Finalmente decidiu pedir ajuda aos súditos do seu reino: qualquer um podia sugerir um remédio.
No dia seguinte, ao abrir a janela do seu quarto, viu o falcão voar majestosamente pelo jardim. Logo quis saber quem era o autor do milagre. Apresentaram ao rei um jovem camponês.
– Você conseguiu fazer o falcão voar, como fez isso? Tem alguma mágica no meio?
- Não - respondeu timidamente o jovem – simplesmente cortei o galho onde o falcão estava parado. Assim ele percebeu que tinha duas asas e começou a voar”.
Analogamente temos que ainda é difícil eliminar pneus descartados, esses que são excelente habitat para o mosquito da dengue, mais frequentemente o Aedes aegypiti.

De um modo geral as médias e pequenas cidades acumulam pneus usados e não conseguem descartá-los adequadamente. Mas aqui, o Dr. Eraldo Trindade, secretário municipal de urbanismo foi o camponês lembrado por D. Pedro: transformou pneus em jardineiras. Excelente modelo para qualquer cidade: aproveita, previne, embeleza.

A baixíssimo custo visto que são insumos, o pneu descartado, tinta, solo e plantas. Imagino que os pneus tenham sido pintados por emersão.
Em Macapá estamos sob s rigores climáticos impostos pela convivência com a linha do equador: clima tropical equatorial. Difícil a nós o cultivo de flores, mas temos as nossas. Cada cidade pode ter as suas conforme se foi vendo nas fotografias que postei entre linhas.
Contra a dengue toda a maneira de lutar vale a pena... tente, experimente. 



Nenhum comentário: