Translate

quarta-feira, março 28, 2012

LULA: SAÚDE!


LULA... UFA!!!
Cesar Bernardo de Souza

Certamente ele já sabe, mas é bom reafirmar ao Presidente Lula que a noticia de sua doença chegou sangrando o coração de cada brasileiro. Causou dor intensa ao país, que por instantes relembrou a luta e a dor do Vice presidente José Alencar.
A mim especialmente doeu sobremaneira a noticia de câncer acometendo também a ele, e amedrontou muito. Um pouco antes dele eu recebi a minha noticia de câncer. Algo assustador, tão ou mais que a própria doença, talvez mais ainda para quem tem mais a perder.
Eu já estava em quimioterapia quando o presidente ainda se preparava para a sua jornada. Os repórteres das maiores televisões brasileiras se encarregaram de passar adiante uma estupefação: a “bolsa” que usaria o presidente, depois o cateter que lhe seria implantado parecendo difícil citar os nomes técnicos: bomba de infusão e portocath, além da agulha especial nunca citada. Aqui em Macapá eu já era um dos usuários dessa tecnologia.
Por causa de famosos como ele e outros menos celebres, porém  contemporaneamente doentes como nós, a mídia não nos deixava tirar a cabeça do câncer. Também não o câncer da cabeça. No meu caso foram noites incontáveis sem pregar olhos, uma torcida dolorosa para que depressa chegasse o amanhecer. Medo e dor povoaram essas noites indefinidamente ao longo dos meses seguintes à cirurgia e seções de quimioterapia. E tinha os vômitos, a diarreia, a intolerância a perfumes, às vezes até à luz.
Fiquei com muita pena do presidente quando ouvi que faria seções de cento e vinte e seis horas continuas de quimioterapia a intervalos de vinte e um dias. As minhas duravam quarenta e seis horas a cada quinze dias, isso o suficiente para saber o quanto é necessário se fazer forte para suportar tamanho peso. É aqui que entra o portocath e a bomba de infusão.
Desejei essa força para Lula, pedi a Deus por ele quando veio a informação de que passaria da quimioterapia à radioterapia. Que provação!!!
Colegas meus de leito hospitalar me fizeram mais conhecedor sobre os horrores da radioterapia que enfrentavam, buscava neles uma preparação para dias futuros que proximamente eu devesse vivenciar.
Mas tudo passa. Hoje a grande noticia nacional é o bem estar do presidente Lula. Dia de esperança para nós que ainda estamos na “estrada”. O bem de Lula é a esperança de cura que nos alegra e fortalece, grandemente.   
“Habemos Lula”, dizemos nós do colegiado dos doentes de câncer no Brasil. “Salve Lula, os que vão morrer o saúdam!” “Deus salve o presidente!”
Isso mesmo, mais vozes devem saudá-lo nessa reentrada de vida: ele merece.
Mas também nós. Temos a lhe pedir pelos doentes daqui, onde o câncer não encontra bons hospitais, bons tratamentos, exames complementares a lhe dar combate. Bons médicos e paramédicos os temos. E o Ijoma: Instituto do Câncer “Joel Magalhães”. Ainda bem.
Pode então o prestigiadíssimo presidente Lula nos apadrinhar. Simples a tarefa: dizer de viva voz ao Brasil que o Amapá precisa dos brasileiros para pelo menos tornar aceitável a convivência com o câncer. Aqui sou  -eleito– “embaixador do câncer”, por isso tenho falado em nome dos companheiros e companheiras que desejam se curar. Eu mesmo decidi que lutaria pela minha vida aqui mesmo em Macapá: importante que declarássemos guerra ao câncer em favor, igualmente, de todos os doentes daqui ou aqui.
Tudo aqui precisa melhorar. Radioterapia não existe, nunca existiu. E tem que existir.
Estamos alegres pelo sucesso do colega Lula, mas estamos pedindo que ele se importe um pouquinho conosco. Ele pode. Ele deve. 
     



        

Nenhum comentário: