Translate

segunda-feira, março 05, 2012

MALÁRIA OU DENGUE: O AZAR É SEU E A ESCOLHA É NOSSA.

 
Dias atrás essa área esteve completamente ocupada com estacionamento servindo ao carnaval ocorrendo logo ao lado, no Sambódromo de Macapá. Nesse fim de semana a ocupação ocorreu à conta de um mega show de rodeio, que reuniu uma enorme multidão. O aglomerado comprovou a opção do amapaense pela luta do homem contra o touro – também somos filhos de Deus.

Porém, não somos capazes de esconder devidamente um dos nossos pecados mais cabeludos: a tolerância para com a sujeira. Esta “lagoa” tem muito ou tudo a ver com fotografias publicadas recentemente neste blog mostrando lixo, muito lixo entulhando a canaleta que corre lateralmente ao leito da JK, desde o Monumento do Marco Zero do Equador até a via frontal ao Estádio Zerão. Deu e dá nisso! Quais as duas principais doenças tropicais mais  peculiares à nossa região? MALÁRIA E DENGUE. Preciso dizer mais alguma coisa? Inutilidades do tipo: é área do Município ou é área do Estado?   



 
E veja você, o céu ainda não mudou de cor. Mas de um lado da linha do Equador (a torre é referencial do marco aqui existente), ao sudoeste o sol vai se pondo nesse dia 5 de março. À nordeste a lua já se mostra com que comprometida a nunca nos deixar sem luz. É nova ou cheia?



 
É tudo muito bonito por aqui, mas a má vontade impera. Não quero e não posso ensinar nada aos governos estadual e municipal, mas sugiro: é imensa essa área de estacionamento contigua ao Sambódromo, Monumento do Marco Zero e Estádio Zerão, não tem pavimentação, forma poeiral e lamaçal conforme a época. Pois bem, um projeto simples de bloqueteamento de toda a área poderia ser colocado em mãos de pessoas jovens e adultas, desempregadas ou subempregadas residentes nos bairros adjacentes. Bastaria para tanto duas ou três maquinas de fazer bloquetes (no máximo 12 mil reais/unid), areia, cimento, ferramentas e orientação técnica para que o trabalho dessas pessoas se transformasse em ganhos financeiros para os trabalhadores, urbanismo, beleza e saneamento para todos.... e, ganho político para o gestor.


Ainda hoje, 05/03, mais de quinhentos turistas europeus ou do mundo deixaram o transatlântico por umas horas e saíram pela cidade. Tomara que essa lagoa não lhes tenha chamado a atenção tanto quanto a minha.          

Nenhum comentário: