Translate

terça-feira, novembro 27, 2012

FOI BONITA A FESTA LÁ.



 “Foi bonita a festa, pá. Fiquei contente. Ainda guardo renitente. Um velho cravo para mim. Já murcharam tua festa, pá. . Mas certamente, esqueceram uma semente nalgum canto de jardim”. Isso é de Chico Buarque., teria sido melhor se o poeta tivesse comparecido.
O Pe. Paulo sabe que há léguas a o separar - é tanto mar. Mas ele também sabe que é preciso navegar.
Inaugurou-se finalmente o Centro Odontológico do Ijoma. Começou bem, Pe. Paulo estava radiante e pleno de palavras bem postas para projetar no amanhã uma das mais necessárias medidas complementares ao tratamento do câncer. Especialmente no Amapá o serviço iniciado hoje ajudará muito na prevenção, detecção e assistência direta àqueles pacientes acometidos de câncer de boca.
Tudo no Pe. Paulo é ao mesmo tempo singelo e arrojado. Ele fez um discurso breve, duro e completo. Recebeu com naturalidade nossas palavras de felicitações pelo seu aniversario, de muito obrigado pela sua obra. Dissemos a ele, vejam só: “contamos com o senhor”.
Diante da ausência de um só representante do povo, pois lá não foi nenhum vereador, nenhum deputado, nenhum prefeito eleito, disse-nos o Pe. Paulo: “... essa é uma semente germinada que lhes entrego como arvore da raiz muito profunda, que o vendaval do descaso não a deitará ao chão... quando muito a vergará”.
 Jornalista do o Jornal do Dia (link aqui do lado) cobriram o evento.
Foram palavras imediatamente repercutidas pela generosidade e competencia da imprensa, essa sim presente ao evento como que adivinhando sua determinante missão de porta voz de toda a sociedade. Vendo ao seu lado s jornalistas o Pe. Paulo falou sabendo eu ecoaria a voz, o grito dos pobres que te sobre si os estigmas visíveis do câncer e contra si todas as nefastas consequências. 
                                   Cheios de contentamento nos fotografamos: eu, a filhinha e a esposa do Dr. Elvys. É história.
Também singelo é o espetacular Centro Odontológico do Ijoma, porém nascido sob as auspiciosas atenções dos estudantes de medicina da Universidade Federal do Amapá. Também sob a auspiciosa presença da Dra. Daíz, representante local do Conselho Nacional de Odontologia. Especialmente presentes estavam a filhinha, a esposa e a mãe do Dr. Elvys chancelando seus votos de ”pobreza”, ou seja, investir-se voluntariamente como odontólogo-chefe do Centro de Odontologia do Ijoma. É muito para nós.   
  Dra. Daiz e Dr. Elvys falam à mprensa de seus compromissoscom o CO do Ijoma.                                                                
Conforme palavras do Pe. Paulo germinou hoje uma poderosa árvore de raiz, coincidentemente no dia do seu aniversário e propositalmente no Dia Nacional de Combate ao Câncer. Quem sabe não colhamos brevemente um primeiro fruto dessa árvore: o Centro Odontológico do Ijoma propõe a instituição do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Boca. 
  Ganhamos hoje a comida de dezembro., talvez haja "decimo terceiro"                               
Será esse, estou certo, o imenso presente que do Brasil a um gigantesco homem do Amapá – o Padre Paulo.      
O Pe. Falando para uma radio: ESSE CARA SOU EU.
E é mesmo!
 

Nenhum comentário: