Translate

quinta-feira, novembro 15, 2012

O SOLDADO "REI" PELÉ



Pelé, já campeão mundial na Suécia em junho de 1958, voltando ao Brasil foi servir ao Exército Brasileiro. 
                
Consagrado como o Rei do Futebol na Suécia, o astro foi incorporado  em 1959 ao 6º Grupo Motorizado de Artilharia de Costa (6º GMAC), na Fortaleza Itaipu, localizada na Praia Grande, em Santos.
O Soldado Nascimento prestou o serviço militar obrigatório e, claro, jogou pela seleção das Forças Armadas, pela qual marcou quatro gols e conquistou o Campeonato Sul-Americano Militar daquele ano.
 
Pelé também foi exemplar como soldado. Dizemos isso hoje porque é dia da Proclamação da República Brasileira e também o dia em que ele, Pelé, teve alta do hospital onde realizou mais uma importante cirurgia.
Na caserna também foi bom companheiro, compartilhando seus dias de recruta com seus colegas e sempre com aquele sorriso de vencedor no rosto. Pelé, para muitos, significou liberdade ou então, asas da liberdade sobre uma nação que por todos os seus anos de sucesso nos campos de futebol se viu oprimida, envergonhada e submissa a ditadores e ditaduras. 
Vencemos com ele, a República brasileira está consolidada e a Democracia revigorada com as tintas do Ministro Joaquim Barbosa e caneta do Supremo Tribunal Federal

Nenhum comentário: