Translate

segunda-feira, novembro 12, 2012

PECHINCHA: FAÇA A CONTA.


Olhe-se o Amapá nos dias de hoje e se perceberá uma aparente normalidade, mas a tensão está no ar. O que está regulando as relações no estado é a Lei de Murphy, mas não apenas através do tão famoso enunciado: “Se alguma coisa pode dar errado, dará. Errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o pior dano possível”.
É mais sombria a realidade no estado do Amapá do que se pode depreender desse amargo enunciado de Murphy, pois o estado e no estado “os acontecimentos infelizes estão ocorrendo em serie”, enquanto os encaminhamentos para a solução dos problemas maiores são tomados como “atalhos cujas distancias são as mais longas entre dois pontos”.
Veja se não é mesmo assim esse quadro de dificuldades que hoje ameaça travar de vez o Amapá: Em 2002 o Governo Federal criou em território amapaense o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque – decretou a criação.
A medida subtraiu 3.867.000 há, área quase duas vezes maior do que a do estado de  Alagoas ou Sergipe, cujos territórios se equivalem, respectivamente, ao do Haiti ou de El Salvador. Quanto a União pagou por isso ao Estado do Amapá? Nada, até agora.
Quanto valeriam essas terras imobilizadas dentro do território amapaense? Não ter resposta clara para essa pergunta equivaleu a colocar em pratica o primeiro enunciado da Lei de Murphy:o estado entregou essa imensa área de terras sem antes estudá-la, avaliá-la em escala conveniente e justa.
Grosso modo, no entanto, são terras valiosas, totalmente estabelecidas sob floresta tropical úmida submontana e montana, inexploradas, sub solo ricamente referenciado por competente mapa metalogenético, fáceis geológicos indissociáveis de ocorrências mineralógicas importantes, farta biodiversidade, divisa política interestadual e internacional, etc.
Ouro, tantalita, angelin, paca, cutia, onça, tucunaré....cada hectare tem a sua cota, renovável. Avaliando por baixo, rasteirinho, são terras que poderiam ter sido “alugadas” à União a razão de mil reais por hectare por ano (1.000,00/há/ano). Pechincha das pechinchas! 

Bons negociadores pelo Amapá teriam feito bom acordo com a União e com isso neutralizado alguns enunciados da Lei de Murphy. Sim, porque 1.000,00 x 3.867.000 há/ano acrescentaria ao estado R$3.867.000,00 a cada ano.
Ora, o que mais tensiona hoje as relações sócio econômicas do e no Amapá? Justamente a divida para com a União relativa a federalização da Companhia de Eletricidade do Amapá –CEA, até o momento estimada em 1 bilhão e quatrocentos milhões de reais. Dinheiro que o Estado não tem.
Mas que teria se o PARNA Tumucumaque lhe valesse alguma coisa.
        



Nenhum comentário: