A
generosidade popular quer trocar meu Bernardo por Bernardes. Não seria bom nem
ruim fazê-lo, de um lado estaria perdendo a “marca” Bernardo de ótima referencia,
e me afastando de meu pai que jeito nenhum autorizaria a troca: papai também se
orgulha de todos os seus filhos Bernardo.
A
troca, nem de longe admitida, também não seria autorizada (nem aceita) pelos
meus filhos. Eles têm orgulho do Bernardo que repassei aos seus nomes. Quanto a mim,
não negaria a eles essa única herança que lhes deixo.
Contudo,
a realidade diz que sou dois: Bernardo de direito Bernardes de fato. E chego a
ser três na boca do meu amigo antigo, vendedor de camarão e caranguejo para o qual
sou simples e incontestavelmente: Sô Trindade.
No
inicio fui consentindo, passados vinte e um anos do Sô Trindade pra lá Sô
Trindade pra cá não tenho coragem de corrigir.
Ainda
ontem, na Feira do Caranguejo estendeu-me a mão com lama e urina do petisco com
a maior e melhor das sinceridades: “Sô Trindade estou rezando pelo senhor, nada
de mau vai lhe acontecer”. Mudar como?
De
outra feita o Bernardes poderia suscitar especulações, afinal existe a Fátima
da Globo: “estou estranhando o senhor negro e ela branca, de onde vem o seu
Bernardes?”

Em
quase todo o mundo necessidade não há de maiores identificações para o nome
Fátima Bernardes, embora ela mesma em recente entrevista na Revista Veja tenha
se referido a seus cabelos como peça de auto identidade. Discordo!
Ou
estou mais uma vez errado? A mim parece exagerada a forçação de barra que
Fátima e Globo estão fazendo para mostrá-la capaz de apresentar um programa na
grade da própria Globo. Não precisava disso!
Ou
precisava? Na Globo há tantos e tantas sem talento algum fazendo enorme
sucesso, artistas que não se iniciaram na emissora sob tamanha forçação de
barra por período tão prolongado: quase um mês.
A
Globo é uma exclusividade em comunicação em todo o mundo, pelo quê qualquer
mediano vivente de relativa formação e aparência que nela vá ancorar qualquer
projeto de comunicação que se proponha a executar fada-se a estrondoso sucesso,
se vier a contar com minutos de “recomendação” da emissora.
Por
que tanto esforço (visível) em favor da famosíssima Fátima Bernardes
simultaneamente em todo o poderoso Sistema Globo de Comunicação: Tvs, Rádios
Jornais, Revistas, Sites, Blogs, Facebook.
Vai
que me empolgue e “atenda o clamor popular” mudando meu Bernardo para
Bernardes. Que chances teria de concorrer com a paparicada Fátima? E se no
processo ela mudar fiapos do seu cabelo? E se pintar tudo de ruivo?
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