Translate

domingo, junho 03, 2012

FUTEBOL PELO MUNDO


O jogo de futebol tornou-se uma opção de nação praticamente em todo o mundo, merecendo por isso grandes investimentos públicos e privados. Com isso construiu-se mundo a fora estádios espetaculares, aeroportos, portos, vias urbanas monumentais. Ao redor disso surgiram e se renovaram  magníficos hotéis, restaurantes, bares, shoppings,  teatros, etc.
Alem disso ocorreram os investimentos nos clubes, remodelando suas sedes, atletas, corpo técnico, funcionários, lojas de artefatos de marca. Clubes se tornaram verdadeiras grandes empresas, a exemplo do que são alguns clubes italianos, espanhóis, russos.
Mas o Brasil quis ficar para trás, ceder sua primazia no futebol em troca de maracutaias, protecionismos, endividamentos impagáveis, ganhos imediatos com a venda oportunista de craques, etc.
Tudo isso ignorando uns dos maiores projetos de nação já surgidos no país, autenticas iniciativas populares. Veja a fotografia abaixo e tire suas conclusões.
 O olheiro aí da foto (descuidou-se um pouco do oficio para posar para a revista) 
é o Fernando. Observa jogadores no campo da Floresta, em Volta Grande, MG. 
Não deu em nada. Clic na foto para ver detalhes.
O nosso problema não está em perder para o México e menos ainda no exibicionismo do Sr. Galvão Bueno. Hoje vimos a beleza e grandiosidade de um estádio derrotar homens acostumados ao internacionalismo e ao dinheiro.  É mesmo estrutural o nosso problema. Poderemos perder a copa aqui dentro de casa e de forma humilhante.
Obs: Conheço índios aqui que são exímios atiradores de flecha, mas o país não vê neles potenciais atletas pan ou olímpicos.

Nenhum comentário: