Translate

segunda-feira, setembro 10, 2012

CONTA OUTRA


Não sou muito de samba (de sambar não sou nada), mas fã do carnaval – no Rio de Janeiro “sou” Imperatriz Leopoldinense., em Macapá Boêmios.
Em 1988 a nação brasileira apostava nos constituintes, mas nem tanto os carnavalescos. Minha escola carioca levou para a avenida o CONTA OUTRA, QUE ESSA FOI BOA.
A primeira parte do samba dizia: “Eu voto pra não esquecer. A vida tem que melhorar. O povo na constituinte vai ter mesa farta, sorrir, e até cantar”.
Não sei precisar se antes ou depois de 88, mas num tempo qualquer ouvi ou li a historia de um monge criador de porcos. Criava-os para prover seu sustento, numa época ainda anterior a invenção da energia elétrica.
Um porco medianamente gordo era demais para ele, por isso dividia com a vizinhança a carne que obtinha em excesso. Esse monge ficava com as partes pouco nobres do porco, pois preferia distribuir as melhores partes aos amigos e vizinhos.
Parecia um procedimento ilógico porque, sabia-se, o monge gostava mesmo era de carne de porco. Mas sabia que não podia conservá-la para tê-la todos os dias, mesmo sendo um pequeno criador. Também sabia que seus vizinhos criavam em seus quintais de casa porcos, galinhas, cabritos e bois para consumo familiar.
Portanto, sua lógica era simples e sábia: recebia em retribuição mais que dava, conseguia para a sua mesa outras carnes, além de resolver o problema do armazenamento.
Lembrei essa história por causa dos políticos que estão em campanha pela Prefeitura de Macapá: estão contando histórias de porco magro.
Seria bom que contassem outra.






Nenhum comentário: