Translate

domingo, setembro 02, 2012

É DUREZA NÃO É?


Está no Evangelho de hoje- São Marcos: “é o que sai de dentro do coração do homem o que lhe torna impuro” - a citação decorre da admoestação afariseus feita diretamente por Jesus.
A higiene das mãos antes de qualquer refeição, e do corpo depois do contato com ajuntamento humano eram costumes indispensáveis para eles, fariseus. Impuro, condenável quem não os observassem. Como aceitar que os quebrassem publicamente os mestres das leis? 
Jesus sempre disse palavras duras, especialmente a seus discípulos, porém todas até hoje incontestáveis – conhece alguém muito sábio que em qualquer tempo tenha corrigido uma só de suas palavras?
Voltando aos fariseus, ninguém em sã consciência condena a higiene corporal antes das refeições – Jesus não o fez. Mas não são praticas salviticas que tornem impuros os homens: eis o que não se quer compreender.
O farisaísmo de aquele tempo chega aos dias de hoje, queremos ser de etiquetas, chiques, requintados, refinados, até éticos, mas com isso nos debitando creditos no livro de Deus. Ora, não foi essa a essência da admoestação de Jesus àqueles fariseus?  
Semente boa lançada em terra fértil é outra pérola da pregação de Jesus, entra ano sai séculos sem que se mude os substitua essa lógica evangélica. Todavia, embora obvias essas palavras cristãs seguimos desafiando-as. Jesus sabia ensinar (“tinha palavra para todos” – Jo 6. 60-69). Resumiu toda essa pregação sobre o farisaísmo de sua época: não são os vossos méritos que vos salvam, mas a misericórdia divina.      
Esse “cuidadoso preâmbulo” fiz para dizer que estou compensado, vaidoso do carinho, piedade cristã e atenção recebidas de religiosos por causa do câncer. Hoje mesmo ao fim da missa o Pe. Lourenço lembrou-nos e destacou os presentes na Catedral São José – subimos ao presbitério todos os que lutamos com o câncer receber a benção especial, com imposição das mãos.
Irmã Quitéria é religiosa de convento de clausura, às vezes liga em nome das Clarissas Capuchinhos* assegurando-me orações especiais. Também, grande tem sido a presença em minha vida dos irmãos evangélicos, muitos presenciais em minha casa. 
Essas, quarta-feira, me deixaram publicações interessantes após as orações
Por telefone fala e ora por mim a Pra. Magda do Rio de Janeiro. Embora primas também me oferecem fervorosas orações a Aparecida, Eunice e Neide, de Minas Gerais, são da Igreja Adventista. O facebook tem me trazido a caridade ecumênica... todos os dias.
Pois bem, sou um privilegiado “fariseu”, mas ainda capaz de sofrer com os outros. Quarta feira vivi a dolorosa experiência do relato de um amigo diagnosticado com câncer no olho esquerdo, já seguiu para Goiania para extraí-lo cirurgicamente. Senti o pavor que o dominava, esperava de mim palavras encorajadoras.
Sexta feira, 31/08, recebi essas mensagem: “Boa noite Cesar fiquei feliz pela noticia positiva que voce nos trouxe. Agora deixa eu contar um pouquinho do sofrimento q minha familia esta passando com o descobrimento de um CA no estomago do meu tio ha 15 dias mais ou menos e em estado avançado. Eu pensei que o Ijoma ja funcionava com internaçao mais ainda nao, fui pedir ajuda com a situaçao dele mais no momento a ajuda e so com os remedios que estao disponibilizando e a visita da assistente, entao Cesar vc é um exemplo de Fe e superaçao e gostaria muito que vc fizesse uma visita pro meu tio dando-lhe força, o psicologico ta muito abalado ele ta um pouco depressivo e sua visita seria muito importante nesse momento, eu ficarei eternamente grata. Vou deixar o numero de contato da minha tia que é esposa dele para passar o endereço caso queira visita-lo xxxx-xxxx ou xxxx-xxxx, nome dela Maria Goreth, e o dele Odaelson Santos. Desculpa o incomodo mais o desespero e imenso. Obrigada pela atençao!
É dureza não é? Por isso rezemos, apoiemos, ajudemos todo e qualquer doente que nos pedir ajuda. Quanto maior sua dor e desespero menor deve ser nosso farisaísmo. 

*- claracantamacapá.blogspot.com

Nenhum comentário: