Translate

domingo, setembro 23, 2012

PARABENS PAPAI.



Papai completa hoje 92 anos, ele é feliz por isso, todos os seus filhos somos felizes por isso.
E não só pela idade alcançada, mas porque a alcançou com excelente qualidade de vida: forte, com mobilidade, muito lúcido, critico, atento e ainda rigorosíssimo no seu papel de pai, embora o Adilson seja o seu caçula já com 50 anos. 

Da direita para a esquerda: 
1º plano – Beto, Leticia, Yasmim; 
2º plano – Mª Edwiges, Consola, Luiza; 
3º plano: ?, Ana Cassani, D. Nely Sabino, Neil, Camilo, Papai, eu; 
4º plano: Sr. Geraldo Cassani, Valeria, Jorginho, Jéssica, Leonardo, Lucas Scapin, Vili, Tito, Selma. 

Semanalmente nos falamos ao telefone, e me aproveito para fazer com ele testes de memória porque disso depende continuar ou não morando sozinho lá em casa. Digo a ele alguma coisa que daqui a três quatro semanas vou lhe repetir como se fosse coisa inédita – é o teste. É batata, do outro lado da linha ele refuta de pronto: “Foi do que nóis falou istordia”.
Enorme felicidade me transmite essas palavras resposta porque dizem que papai segue completamente dono da situação.
Já estou com 60 anos, há pelo menos 35 que nesta data lhe falo ao telefone., não tenho portanto palavras novas para dizer ao nosso velho pai da nossa felicidade em tê-lo outra vez junto de nós nessa data. Nem presente que já não o tenhamos apresentado.
Nesse ano de 2012, dos seus 92 anos dou-lhe como presente estas flores 
Estas flores estão para o papai ali na Rua Santos Dumont, no Bairo Buritizal, 
em Macapá, no Amapá... apesar de não termos por aqui as estações do ano, especialmente a primavera.
e presto-lhe como homenagem a reprodução de trechos da missa que hoje rezei por ele e por nós, por causa dele, celerada aqui em Macapá, na Catedral São José pelo Padre Lourenço:

Oração do dia
Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à via eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo...
 I Leitura (Sb 2, 12. 17-20)
A ação dos justos incomoda os que não querem ser questionados em suas ações iníquas. Os ímpios serão vencidos, porque Deus vem em socorro daqueles que andam em sua justiça e verdade.

Leitura do livro da Sabedoria – 
Jéssica Nascimento fez a primeira leitura na Missa de hoje, 23/09/012
Cerquemos o justo, porque ele nos incomoda; é contrário às nossas ações; ele nos censura por violar a lei e nos acusa de contrariar a nossa educação. Vejamos, pois, se suas palavras são verdadeiras, e experimentemos o que acontecerá quando da sua morte, porque, se o justo é filho de Deus, Deus o defenderá, e o tirará das mãos dos seus adversários. Provemo-lo por ultrajes e torturas, a fim de conhecer a sua doçura e estarmos cientes de sua paciência. Condenemo-lo a uma morte infame. Porque, conforme ele, Deus deve intervir.
- Palavra do Senhor.

Salmo de resposta 
É o Senhor quem sustenta minha vida!
                                                                                    A salmista é das mlhores que temos., brilhou mais uma vez.
1. Ó meu Deus, escutai minha oração, atendei às minhas palavras,pois homens soberbos insurgiram-se contra mim; homens violentos odeiam a minha vida: não têm Deus em sua presença. - R.
2. pois homens soberbos insurgiram-se contra mim; homens violentos odeiam a minha vida: não têm Deus em sua presença. - R.
3. Mas eis que Deus vem em meu auxílio, o Senhor sustenta a minha vida.Fazei recair o mal em meus adversários e, segundo vossa fidelidade, destruí-os.De bom grado oferecer-vos-ei um sacrifício, cantarei a glória de vosso nome, Senhor, porque é bom.

II Leitura (Tg 3, 16-4,3)
Tiago ensina à comunidade a importância de agir com sabedoria, preocupando-se com as realidades do alto.
Sempre faço leituras na missa aqui na catedral, hoje o fiz com muita emoção 
porque li para o papai qu nunca pode ir à escola
 Leitura da carta de Tiago - Caríssimos, Onde houver ciúme e contenda, ali há também perturbação e toda espécie de vícios. A sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento. O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz. Donde vêm as lutas e as contendas entre vós? Não vêm elas de vossas paixões, que combatem em vossos membros? Cobiçais, e não recebeis; sois invejosos e ciumentos, e não conseguis o que desejais; litigais e fazeis guerra. Não obtendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões.
- Palavra do Senhor.

Evangelho (Mc 9, 30-37)
Jesus proclama aos seus discípulos que sua missão o conduzirá a morte. Insiste também na importância em servir os irmãos, na igualdade e na acolhida de todos.
 Padre Lourenço proclamou o Evangelho de Jseus Cristo, segundo Marcos
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos –
Naquele tempo, Tendo partido dali, atravessaram a Galiléia. Não queria, porém, que ninguém o soubesse. E ensinava os seus discípulos: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e ressuscitará três dias depois de sua morte. Mas não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar. Em seguida, voltaram para Cafarnaum. Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: De que faláveis pelo caminho? Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos. E tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes: Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me enviou.
- Palavra da Salvação.

==> Um dia desse Deus me levou ao hospital para me aliviar., hoje me trouxe à sua casa para Lhe agradecer a vida abundante e generosa que concedeu ao meu pai.  

Nenhum comentário: