Translate

terça-feira, setembro 11, 2012

MEIO ANO DEPOIS



Seis meses, meio ano depois da morte do Bonfim ainda penso que ele foi ali e a qualquer hora volta. 
Sabado passado Consola dizia a mim, Prof. Munhoz, Pierre, Tadeu, Rita, Tito.....
"a impressão que tenho e a de que o Bonfim está conosco, aqui na mesa." 
Há coisas cotidianas que o mantém vivo, no momento uma dessas coisas é o julgamento do mensalão – para ele a “trama” foi um ousado golpe contra a democracia.
Dizia: “essa gente tartufa usa a democracia, vale-se dela, para torná-la um meio e não um fim em si mesmo, o objetivo é o velho sonho de implantar no Brasil o totalitarismo de esquerda”. 
Amanhã, 12, meio ano sem o abraço e o “falatório” do meu irmão Bonfim Salgado: que pena. Quero referendá-lo, dessa vez, com algumas palavras sobre o resultado até agora do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.
Em 2003 a então Dep. Fed. Denise Frossard, também eminente juíza brasileira, pronunciou duas sentenças ferinas contra a turma do mensalão: “Os senhores são conspiradores”. “O plano que executaram não podia dar certo, os senhores são muito atrapalhados”.
Estamos vendo agora que sim, o Ministro Joaquim Barbosa tem sido eficientemente claro em suas digressões. Algumas vezes, até agora, sua relatoria tem demonstrado que o mensalão foi sim uma cartada genial, que sobreviveria sim se não fosse a contribuição do Dep. Roberto Jefferson. Mas foi uma ação criminosa.
A compra continuada de votos daria consistência ao projeto, cuja essência não estava em apenas sangrar o erário nacional, necessário seria desmoralizar o Congresso, o Governo e a sociedade empresarial a partir do envolvimento do BMG, Banco Rural, Correios, Petrobrás, etc.
Mas alem de conspiradores, atrapalhados, também eram esnobeis. Enquanto esnobeis eram arrogantes, saíram à gastança e lambança, deram-se aberta e sem cuidados a comprar, gastar, presentear, ganhar presentes, esnobar, ostentar, nomear, exonerar, chantagear, perseguir, exigir mais e mais propinas.
Elegeram um “núcleo duro” de comando do projeto, muito mais cheio de si ainda seus integrantes tinham a certeza de que nunca a “casa cairia” – por dá cá aquela palha iam espairecer em Havana, Caracas. Camaradas, um abraço!  
Em meio a tudo isso se auto remuneravam, porque não? O projeto abria portas em bancos, estatais, empreiteiras, agencias de publicidade, portas e portas. 
E as campanhas eleitorais,,, porque não?
Mas no meio do caminho dessa gente tartufa tinha um Roberto Jefferson e agora tem os ministros do Supremo, entre eles o Dr. Joaquim Barbosa que não a quer deixar continuar com a mentira.
Sei lá se mortos influenciam julgadores e julgamentos, tomara que sim. Sobre a turma do mensalão um dia Bonfim me disse: “Apenas ousadia César, essa gente não nasceu para grandes coisas”.
Realmente foi um “time” de senhores e senhoras muito, mas muito atrapalhados, sequer sabiam que Deus usa o tédio quando quer mostrar a importância da aventura e do abandono. Agora estão só.
     

Nenhum comentário: