Translate

quarta-feira, outubro 10, 2012

ELEIÇÕES 2012: MELHOROU!



O gênero humano se busca conhecer sempre e cada vez mais, anda devagar quem nessa busca deixa no esquecimento a sua origem. Os candidatos que se lançam na disputa por um qualquer cargo político não saem do processo sem essas constatações. Principalmente os não eleitos.
Campanha eleitoral não é uma aventura, assim como não é apenas econômica. Sempre se está por trás do resultado a origem do candidato e hoje em dia, também a origem da candidatura. Ditos populares socorrem muito claramente essas “escolas” políticas: “Não se meta em política sem dinheiro”. “Não se é candidato de si mesmo”.,são apenas duas citações.
Estudiosos explicam o processo quase nunca se referindo claramente à origem de candidatos e, pouco ou nada esclarecem sobre a (verdadeira) origem das candidaturas intra e inter concorrentes.
Eleição no Brasil é coisa muito grande, mesmo assim é apenas parte do sistema eleitoral brasileiro. Outra parte é a Justiça Eleitoral, ordenadora e policia do sistema. Somente para ela, Justiça Eleitoral, não faz sentido o que quer dizer os ditos populares aqui citados. Quando não é assim, não é justiça.
Dois cenários eleitorais de 2012 ilustram bem os passos largos que deu o Brasil no sentido do seu amadurecimento democrático, dando causa a um grande e bom sistema eleitoral brasileiro: o de Volta Grande e o de  Itaubal do Piririm.
 
Paisagem frnteiriça à cidade de Itaubal do Piririm - AP
Volta Grande é município mineiro. Itaubal do Piririm é amapaense. De comum são ambos pouco populosos, o primeiro saiu dessas eleições com as suas urnas registrando 3.557 votos validos, o segundo com 3.896 votos validos – praticamente se equivalendo. Volta Grande tem área municipal de 254 km² para 1570km² do Município de Itaubal do Piririm, no Amapá. Lá, gente subindo e descendo montanhas para chegar às urnas, aqui vencendo lagos e rios.
Paisagem circundante à cidade de Volta Grande-MG
Em Volta Grande 8 (oito0 partidos lançaram 44 (quarenta e quatro) candidatos à Câmara de Vereadores, em Itaubal foram 20 (vinte) partidos concorrendo com 50 (CINQUENTA) candidatos. Lá os vereadores eleitos mais e menos votados receberam, respectivamente, 275 e 103 votos. Aqui, no Itaubal o mais votado recebeu 209 votos, 109 votos para o eleito menos votado.
O conjunto dos vereadores eleitos em Volta Grande amealhou 1.474 votos, os daqui 1.212 votos. Os partidos que elegeram lá foram: PSDB, 3 vereadores; DEM, 2 vereadores;  PMM, PMDB um vereador cada. Em Itaubal: PSB, 3 vereadores; PMDB, PRTB, PTC, PSOL, PPS, PSC um vereador cada partido.
Interessante, em Itaubal só os vereadores eleitos do PSB fizeram 443 votos dos 1.212 que elegeram os nove; em Volta Grande somente os vereadores eleitos pelo PSDB, PDT e DEM fizeram 1.151 dos 1.474 votos dados a todos os nove eleitos para a Câmara. Lá esses três partidos concorreram com 23 dos 44 candidatos registrados, contra 5 candidatos do PDT e DEM no Itaubal e nenhuma candidatura do PSDB entre os 50 candidatos registrados e aptos à disputa.
Essa numerologia comparativa aponta para a pujança democrática brasileira, apesar das dimensões continentais do país, sua numerosa população e suas dificuldades sociais. Diante das tantas situações eleitorais vivenciadas pelo país nas eleições 2012, não se pode deixar de considerar o eleitor como parte principal do sistema eleitoral brasileiro, o mais avançado de todo o mundo.  
Nesse caso se pode dizer que o cidadão brasileiro avançou muito em sua busca de conhecer-se mais e melhor. Mais adiante refinará sua capacidade de escolher o seu eleito.

Nenhum comentário: