Translate

domingo, outubro 14, 2012

MACAPÁ: CÍRIO 2012.

Estou felicissimamente cansado, com algum esforço participei do inicio ao fim do Círio de Nazaré 2012, em Macapá. Cedo saímos de casa – meu filho Danilo e eu.
Em meio a duzentas mil pessoas assistimos à Missa campal de um ponto possível de ver todo o altar da celebração iniciada às 7 horas, já sob sol forte e temperatura acima dos 30°C. Emocionante missa concelebrada por D. Pedro e mais pelo menos quinze padres.


Depois começou o círio propriamente dito, próximo das 9 horas um rio Amazonas de pessoas caminhando calma, lenta e devotamente atrás da peregrina imagem d Nossa Senhora de Nazaré.
Show de devoção e de cidadania, com a multidão também caminhavam o governador e esposa, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos, pequenos e grandes empresários.


 E fomos pisando as ruas históricas e Macapá, eu com meus pés inchados auxiliados pela bengala e me filho ajudando com as suas mãos e emoção. Não ouvia, mas sabia que rezava por mim. Ele sabe quanto pode Nossa Senhora e sabe quanto preciso dela.

 Suor e emoção me afogavam por causa de sol e calor, e das pessoas que caminhavam ao meu redor: um jovem casal carregando nos ombros a filha (uma bela criança aparentemente saudável dos pés à cabeça)., gente descalça pisando cacos no chão e depois suportando a temperatura cada vez mais alta do asfalto., gente carregando na cabeça tijolos ou maquetes de casas que já conseguiram ou confiam que vão conseguir., pessoas com defeito físico mesmo assim caminhando com fé e sem parar.

E também bonito, muito bonito: centenas de prédios residenciais e comerciais,de um lado e outro das ruas homenageando a santa com imagens e frases cristãs. E muita, muita gente prestando serviços à multidão socorrendo com água, leques, impressos, terços, toalhinhas, frutas... abraços.



Ao longo de todo o percurso estavam os médicos e enfermeiros militares, também soldados inclusive os do Exercito. E não só trabalhando, muitos deles absoltamente contritos entregues aos cuidados da mãe celeste.
De repente estávamos em frente da Igreja São José onde terminou o Círio 2012. Minha fé, minhas necessidades, meu coração, minhas pernas, as mãos do meu filho deram-me conta de levar para sob o mento de Nossa Senhora de Nazaré os meus agradecimentos por mais um ano e vida e meus pedidos.... por todos.
Agora o cansaço vai me ajudar a dormir.... em paz.... muito em paz.     
     
  Nota: Todas as fotografias em tamanho grande são de Marconi Pimenta.

Nenhum comentário: