Translate

sábado, abril 21, 2012

DALTO MARTINS - 1962 - 2012


DIAS FINDOS.
 
Dezessete horas em Macapá, baixa ao tumulo o corpo de mais um amigo: Dalto Martins. Dias atrás também foram a túmulo os corpos da Rosane, do Bonfim, do Kidão, do Claudinho, do Iá. Grandes amigos que tive.
Dia sombrio o de hoje, bem cedo, antes das sete, no radio, ouvi o Dr. Claudio Leão chorar por causa do Dalto. Às oito horas tomei o horário, entraria no ar o Debate Positivo, programa radiofônico que apresento sob o patrocínio de dois amigos: Dalto e Pierre.  
Recantos do Amapá: Praia oceânica do Goiabal (Calçoene/AP)
Abri a programação dizendo que não tiraria do ar a vinheta que anuncia o patrocínio do Dalto, disse e digo que só o farei se a família dele assim o determinar.
Dr. Claudio ficou no estúdio a meu pedido, passei a ele uma serie de exames médicos que acabara de fazer. Interpretou-os como muito bons. Olhei-o nos olhos para agradecimentos e ele ainda chorava. Com razão, são amigos desde a infância, predestinadamente médicos, profissionais sem fronteiras aqui dentro do nosso estado. Médicos bons, populares.
Ambos, Dalto e Claudio, assíduos em nossa mesa de “desopilação” sabatina: caranguejo, camarão, vinho, cerveja, sucos, refrigerantes e muita conversa gratuita. Amizade é a essência desses encontros. Só isso.
Recantos do Amapá: Praia oceânica do Goiabal (Calçoene/AP)
Depois do radio rumamos para a Assembléia Legislativa – o professor Munhoz e eu. Lá acontecia o velório. A maioria dos deputados estaduais estava lá, também o deputado federal Milhomem. Deputado Sebastião Bala, em Brasília, nos encarregara de levar ali a sua presença.
Tudo muito triste. Dona Maricó, a mãe, chorava desconsoladamente., não falei com ela. Aos irmãos sim. Dra. Maria Teresa Renó, esposa, abraçou-me. Choramos abertamente. Ela sabia da intensidade da nossa amizade. Renata, Renan e Caio, os filhos que conhecíamos naquele momento não os vi por lá.  Presente o Igor, filho do Dalto, que se apresentava para receber condolências. 
Aqui em casa, hoje, não deixei faltar a mesa habitual. Tudo o que comemos e bebemos oferecemos a Deus em homenagem ao Dalto. Vou encontrar uma fotografia onde apareçam Bonfim e ele. Farei um quadro para ficar bem visivel. Escreverei lá: "Nessa mesa estão faltando eles, a saudade deles dói em nós"
Esperei o Dr. Claudio Leão, não sei se veio porque logo me recolhi para o indispensável repouso. Minha esposa e meus filhos foram para o enterro. Escrevo o que me diz a saudade do amigo. Ouço nos céus de Macapá uma revoada de aviões, certamente são os pilotos seus colegas despedindo-se. Letícia e eu estamos em casa. Termina agora os dias de mais amigo muito querido. 
Consola acaba de chegar do enterro, diz-me da multidão acompanhante. Era de se esperar. 
Não a ele, a vocês, deixo duas mensagens que o correio eletrônico acaba de me entregar:

CARMEM PUBLICOU NO SEU MURAL:
"PELO CARINHO E PELA AMIZADE QUE AMBOS TINHAM UM PELO OUTRO, ME PERMITO COLOCAR ESSA MENSAGEM:

Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre...Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados...Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos...Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo...
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!
Vinicius de Moraes



UMA LINDA MENSAGEM
Hoje, ao atender ao telefone que insistentemente exigia atenção, o meu mundo desabou...
Entre soluços e lamentos, a voz do outro lado da linha me informava que o meu melhor amigo, meu companheiro de jornada, meu ombro camarada, havia sofrido um grave acidente, vindo a falecer quase que instantaneamente...As imagens de minha juventude
vieram quase que instantaneamente a minha mente... A faculdade... As bebedeiras... As conversas em volta da lareira até altas horas da noite...Os amores não correspondidos...
As confidências ao pé do ouvido...As colas...A cumplicidade...Os sorrisos.... AHHHHH... Os sorrisos....Como eram fáceis de surgir naquela época!!...Lembrei da formatura...De um novo horizonte surgindo...Das lágrimas e despedidas...E principalmente, das promessas de novos encontros...Lembro perfeitamente de cada feição do melhor amigo que já tive em toda a vida...Em seus olhos a promessa de que EU nunca seria esquecido. E realmente, nunca fui...Perdi a conta das vezes em que ele carinhosamente me ligava quando eu estava no fundo do poço......ou das mensagens, que nunca respondi, as quais constantemente me enviava, enchendo minha caixa postal eletrônica de esperanças e promessas de um futuro melhor.   Lembro que foi o seu rosto preocupado que vi quando acordei de minha cirurgia para retirada do apêndice...Lembro que foi em seu ombro que chorei a perda de meu amado pai...Foi em seu ouvido que derramei as lamentações do noivado desfeito. Apesar do esforço para vasculhar minha mente, não consegui me lembrar de uma só vez em que tenha pego o telefone para ligar e dizer a ele o quanto era importante para mim contar com a sua amizade...Afinal....Afinal, eu era muito ocupado!!! EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Não lembro de uma só vez em que me preocupei de procurar um texto edificante e enviar para ele......ou qualquer outro amigo, com o intuito de tornar o seu dia melhor. EU NÃO TINHA TEMPO!!! Não lembro de ter feito qualquer tipo de surpresa, como aparecer de repente com uma garrafa de vinho e um coração aberto disposto a ouvir. EU NÃO TINHA TEMPO!!! Não lembro de qualquer dia em que eu estivesse disposto a ouvir os seus problemas. EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Acho que eu nunca sequer imaginei que ele tinha problemas...Não me dignei a reparar que constantemente meu amigo passava da conta na bebida...Achava divertido o seu jeito bêbado de ser. Afinal, bêbado ou não ele era uma ótima companhia para mim... Só agora vejo com clareza o meu egoísmo. TALVEZ...
E este talvez vai me acompanhar eternamente...  Talvez se eu tivesse saído de meu pedestal egocêntrico e prestado um pouco de atenção...E despendido um pouquinho do meu sagrado tempo, meu grande amigo não teria bebido até não agüentar mais e não teria jogado sua vida fora ao perder o controle de um carro que com certeza, não tinha a mínima condição de dirigir... Aquelas mesmas mensagens que simplesmente apaguei da secretaria eletrônica, jamais se apagarão da minha consciência.
Estas indagações que inundam agora o meu ser nunca mais terão resposta. A minha falta de tempo me impediu de respondê-las.   Agora, lentamente, escolho uma roupa preta - digna do meu estado de espírito - e pego o telefone. Aviso o meu chefe que não irei trabalhar hoje, e quem sabe, nem amanhã nem depois.......pois irei tirar o dia para Homenagear com meu pranto a uma das pessoas que mais amei nesta vida.
Ao desligar o telefone, com surpresa eu vejo, entre lágrimas e remorsos, que para isto,
para acompanhar durante um dia inteiro o seu corpo sem vida...EU TIVE TEMPO!!!
Descobri que se você não toma as rédeas da tua vida...O TEMPO TE ENGOLE E TE ESCRAVIZA. Trabalho com o mesmo afinco de sempre, mas sou somente "o profissional" durante o expediente normal. Fora dele, sou um ser humano!!
Nunca mais uma mensagem da minha secretaria eletrônica Ficou sem pelo menos um "oi" de retorno.Procuro constantemente encher a caixa eletrônica dos meus amigos com mensagens de amizade e dias melhores. Escrevo cartões de Aniversário e de Natal, sempre lembrando as pessoas de como elas são importantes para mim...Abraço constantemente meus irmãos e minha família, pois os laços que nos unem são eternos.
Esses momentos costumam desaparecer com o tempo, e todo o cuidado é pouco.
Distribuo sorrisos e abraços a todos que me rodeiam, afinal, PARA QUE GUARDÁ-LOS? Enfim...Você achou um tempinho para ler isto.... Agora, disponha de outro minuto para mostrar para os seus amigos e familiares que você está pensando neles e que eles significam algo....E são importantes na sua vida!!! Mostre a elas que sempre existe “um tempinho” no qual você pensa nelas.... Não espere o dia em que as pessoas mais importantes de sua vida serão tiradas de você para que você possa demonstrar o quanto elas significam...Faça alguém feliz hoje...O AMANHÃ PODE NÃO CHEGAR... E você terá perdido uma grande oportunidade de transmitir todo o seu carinho...Envie uma mensagem à todas as pessoas que são especiais pra você... Deixe alguém feliz...Hoje... E sempre!!! E principalmente... SEJA FELIZ VOCÊ TAMBÉM!!!



Nenhum comentário: