Translate

quinta-feira, abril 05, 2012

SEMANA SANTA: 5ª FEIRA.


É o quinto dia da Semana Santa, celebra-se da Quaresma.
Neste quinto dia da Semana Santa, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Úlima Cia: a Instituição da Eucristia, o exemplo do Lava Pés com a instituição do mandamento novo e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que  Jesus é preso, nterrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
 ... Depois Jesus deitou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. Chegou, pois, a Simão Pedro. Este disse-lhe: «Senhor, Tu é que me lavas os pés?» Jesus respondeu-lhe: «O que Eu estou a fazer tu não o entendes por agora, mas hás-de compreendê-lo depois.» Disse-lhe Pedro: «Não! Tu nunca me hás-de lavar os pés!» Replicou-lhe Jesus: «Se Eu não te lavar, nada terás a haver comigo.» Disse-lhe, então, Simão Pedro: «Ó Senhor! Não só os pés, mas também as mãos e a cabeça!» Respondeu-lhe Jesus: «Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos.» Ele bem sabia quem o ia entregar; por isso é que lhe disse: 'Nem todos estais limpos...'.

NOTA: Muitas vezes na minha infancia/adolescencia participei da cerimônia do Lava Pés na minha igreja. Paramentava-me para isso. Hoje, memorável dia 05/04/2012, voltei a fazê-lo. Tive meu pé lavado e beijado. Pedi minha cura a Deus. Ocorreu na celebração da Missa da Eucaristia lá no Convento das Irmãs Clarissas (de clausura). Amanhã, 15h, estarei lá para ouvir o Sermão das Sete Palavras.  
Vamos lá?

Nenhum comentário: