Translate

quarta-feira, abril 11, 2012

RIO AMAZONAS: DA NASCENTE Á FOZ



ORIGEM:

O Amazonas tem sua origem na nascente do Rio Apuimac (alto da parte ocidental da Cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlantico junto ao Rio Tocantins no Delta do mazonas, no norte brasileiro. Ao longo de seu percurso recebe, ainda noPeru, os nomes de Carhuasanta, Lloqueta, Paurimac, Rio Ene, Rio Tambo, Ucayali e Amazonas. Entra em território  brasileiro com o nome de Rio Solimões e finalmente, em Manaus,  após a junção com o Rio Negro, recebe o nome de Amazonas e como tal segue até a sua foz no Oceano Atlantico, na grande região do Arquipélago do Balique, no Amapá.
 
Principais afluentes: da nascente à foz: 




O Rio Amazonas nasce nessas montanhas, no Peru. Foto: Celso Junior/AE 


NO PERCURSO

Meandra aqui e alí, mas sem nunca deixar de impregnar aqui e ali com belezas quase indiscritíveis. Não se trata de comercialização de madeira, na verdade são muitas jangadas estacionadas, feitas de toras.

 Foto: Celso Junior/AE.


A Vitória Régia é até um simbolo de fenômenos cenicos amazônicos. É tão bonita que não nos acostumamos com ela: surpreende-nos apesar da convivência. Quando nos deparamos com ela florada não há como prosseguir sem encantá-la ainda mais com os olhos.
Foto: Celso Junior/AE



EM MACAPÁ
O Amazonas anda bravo como nunca (nunca= até 50 anos atrás), mas espargindo beleza e chamando a atenção do mundo. 
 Anteontem ele rugiu com essa cara. Foto: blog da Alcinea

O estou monitorando, moro a quinhentos metros de um bom ponto de observação, que hoje visitei para fazer a fotografia abaixo. É mais para as pessoas que não podem vê-lo assim tão facilmente que faço mais esta série de postagens.


Agora a pouco (18:30h) ele estava assim para barcos e carros.



Assim para os jovens destemidos que o preferem revolto para as suas brincadeiras.



E assim para qualquer um que tenha coragem de experimentá-lo.



Daqui de Macapá até a foz (Arquipélago do Bailique), o rRio Amzonas se abre em centenas de quilometros de largura: mostra-se essencialmente o rio-mar da nossa cultura. Chegará o tempo de intenso turismo a essa região. Sobre esse rio navega a vastissima cultura amazônica ribeirinha. Sob essas águas tem peixe como em nenhum um outro lugar.


Obs: Este blog foi visto hoje nos seguintes países: Rússia, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Portugal, Eslovênia, Ucrânia, China, Índia, e República Dominicana, é bom proporcionar-lhes mais e mai imagens dessa que é, para mim, uma das maravilhas do mundo.   





   


Nenhum comentário: